Fala galera do MR Notícias, beleza ? Tomara que sim ! Bora pra mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (18) na coluna ‘Cinemaníaco’, tem um filme que tinha tudo para dar certo, para ser um estouro de bilheteria, mas fracassou na maioria das opiniões. E como sempre, sem spoilers !!!
Assisti ‘Coringa: Delírio a Dois’ (‘Joker: Folie à Deux’ no original em francês). Como mencionei no início, vindo de um filme que passou da barreira do US$ 1 bilhão nas bilheterias, a expectativa era alta.
Vale lembrar, que o filme 2 ainda está em cartaz nos cinemas e a sua opinião é a que vale mais. Dito isso, um fato é que o atual ‘flopou’ na bilheteria e deve dar prejuízo para a Warner. De qualquer forma, há duas formas de analisar a obra, novamente assinada pelo diretor Todd Phillips e co-estrelada por Joaquin Phoenix e Lady Gaga.
Pode ser analisada como uma produção audiovisual, cinematográfica ‘comum’ ou como uma sequência de um filme baseado nos quadrinhos. Dessa forma, o veredito muda. Mas há sim um grande problema: o musical (sim, é um musical) não provoca suspiros, não importa como você o veja.
Sempre falta algo. O roteiro, de um universo tão amplo e cheio de opções ou caminhos, como o mundo do Batman, é simplório. Demais para o meu gosto. Simplesmente vemos ‘Arthur Fleck/Coringa’ preso no Arkham (que ainda não é um manicômio), esperando pelo julgamento dos crimes cometidos no primeiro filme. E só.
Mas é bom?
Como musical, a obra não é nada demais. São mais de 20 músicas conhecidas do cancioneiro norte-americano apresentadas e nenhuma (isso mesmo: nenhuma) é marcante. No outro dia você não lembra sequer de umazinha (a não ser que seja um fã de carteirinha de alguma).
A obra não se decide se quer ser aqueles musicais por completo em que praticamente o tempo todo as pessoas se comunicam cantando ou apenas um filme com muita música. Não faz uma coisa nem outra com qualidade. Mas tem boas atuações. Joaquin Phoenix arrebenta de novo, fantástica interpretação. A fotografia é bonita, apesar de poucos cenários, e o longa gera sim uma curiosidade para ver no que vai dar. Mas só.
Já como filme com personagem baseado em quadrinhos, a coisa simplesmente piora. Literalmente afunda. Vai para o buraco. Se você tirar o nome ‘Coringa’ e uma ou outra referência de Gotham City, poderia ser um filme qualquer de um personagem qualquer.
Tudo o que fizeram no primeiro, simplesmente retrocederam e descontruíram (eu diria destruíram) neste segundo. Não vou dar detalhes nesse sentido porque seria soltar os chamados spoilers. Mas, trocando em miúdos, o segundo é o contrário do primeiro. Portanto, ao menos para mim, é bem mais ou menos. Mas como sempre falo: a opinião que mais vale é a sua. Dê uma chance.
Notas*
Parece que ninguém (ou quase isso) gostou de ‘Coringa: Delírio a Dois’. Para você ter uma ideia, no famoso site ‘Rotten Tomatoes’, a obra tem um empate desastroso (para dizer o mínimo) na aprovação de críticos e público, com miseráveis 32% para ambos. No ‘Metacritic’ quase outro empate (para baixo).
Veja: especialistas apresentam Metascore fraco de 45 de 100 e a audiência ainda pior, com nota 4.3 de 10. Já no ‘IMDb’ o cenário também é desolador, com avaliação regular de 5,3 de 10 das pessoas e Metascore péssimo de 45 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente no ‘Google’, avaliação é a pior que u já vi em todos esses anos escrevendo esta coluna, com irrisórios 28% dos que votaram, afirmando que gostaram do filme. Minha nota é 6,0 de 10 (sendo bonzinho).
* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.
Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, bora pro cinema, assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !