SENNA, da Netflix já é candidata à Prêmio; leia na coluna

Fala amigo (a) do MR Notícias, como estão as coisas ? Espero que tudo bem, tudo tranquilo ! Vamo pra mais uma dica ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) !

Nesta sexta-feira (6) na coluna ‘Cinemaníaco’, venho com uma série de 2024, que está dando que falar, é líder de audiência e já foi até indicada (com menos de uma semana de exibição) para o maior prêmio depois do Óscar: o ‘Critic Choice Awards’, na categoria ‘Melhor Série em Língua Estrangeira’. E como sempre, nada de spoilers !!!

Assisti ‘Senna’ da ‘Netflix’. Primeira coisa: não se deixe levar pela opinião dos outros, de muitos lacradores, militantes, nem dos chamados críticos especializados e nem mesmo a minha. Assista e tire as próprias conclusões, porque, como eu sempre digo: a sua opinião própria é a que vale mais.

A história do maior herói que esse país já teve. Herói nas pistas, orgulho nacional e também fora delas. Você vai descobrir o embrião, como surgiu a ideia e os pilares do Instituto Ayrton Senna, que já atendeu mais de 36 milhões de crianças e jovens em mais de 3 mil municípios brasileiros, desde que foi fundado.

As tretas com rivais, com a Federação de Automobilismo, a luta incessante pela vitória, pela segurança dos pilotos, a garra, a determinação e o perfeccionismo do atleta. O carinho com a família, os pais, os amores, as tristezas, os sacrifícios e a morte trágica estão lá em seis episódios.


Mas é bom?

A parte técnica está impecável. A Netflix chegou à perfeição na reprodução das corridas históricas, os elementos que caracterizam três décadas (70, 80 e 90), circuitos, roupas, macacões, foram recriados com extremo cuidado e carinho. Os atores se parecem com as pessoas na vida real de uma maneira incrível e tem atuações seguras.

Algumas se assemelham até de forma que parece ‘sobrenatural’ (casos de Xuxa- Pâmela Tomé, Alain Prost- Matt Mella, Niki Lauda- Johannes Heinrichs, entre outros). Gabriel Leone como Senna convence e, muito mais: empolga ! Até confunde às vezes.

Baita atuação. Semblante, caracterização, trejeitos, tudo muito semelhante ao real Ayrton Senna, principalmente a linguagem corporal. Destaque para o sotaque inglês carregado que Senna possuía, Muito bem ‘copiado’ pelo ator.

Eu, sinceramente me emocionei várias vezes. Me senti representado pela galera que atuou no núcleo da torcida. Muito legal a família, o bar sempre aberto, a festa, o menino pequeno que não desgrudava os olhos da TV.

Enfim, tem críticas por aí que até concordo com uma coisa ou outra, mas nada que estrague a experiência. Nada que diminua a qualidade. Portanto, quase perfeito: espetacular, sensacional. E vai fundo !!!

Notas*

No ‘Rotten Tomatoes’ o filme é tomate feio, podre para os chamados críticos especializados, com apenas 44% de aprovação. Já o público, adorou, com 90% aprovando. No super exigente ‘Metacritic’, as notas são: Metascore médio, com 50 de 100 para os especialistas, enquanto que a audiência mandou um maravilhoso 8.2 de 10.

Já no ‘IMDb’ a avaliação mantém a linha do anterior, com um excelente 8,5 de 10 das pessoas e não há Metascore dos ‘sabidos’ (apenas 13 avaliações individuais). No ‘Google’, 95% das pessoas que assistiram disseram gostaram do longa. Minha nota é um enorme 9,5 de 10.

* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.

Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, play na ‘Netflix’, assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !

Rafael Rossi – jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *