E aí amigo (a) do MR Notícias, como vai ? Espero que bem ! Bora pra mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (31) na coluna ‘Cinemaníaco’, venho com um filme nacional de 2024, indicado ao Oscar em três categorias. E fica tranquilo, apesar de ser uma história real e conhecida, prometo que tentarei evitar os spoilers !!!

Assisti ‘Ainda Estou Aqui’, ainda em cartaz nos cinemas e um dos candidatos ao Oscar de ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Filme Internacional’ e ‘Melhor Atriz’ em 2025. Com excelente recepção pela crítica e público (veja as notas mais abaixo), o filme brasileiro do momento já entrou para a história: trata-se do primeiro a disputar a estatueta dourada de ‘Melhor Filme’, onde vai concorrer com outros nove candidatos de peso.
Não vou fazer nenhuma análise profunda das chances porque esta não é a proposta da coluna. De qualquer forma, sabemos que há milhares e milhares de votantes na Academia, o que, ao mesmo tempo, torna o anúncio difícil de prever, mas também deixa possível afirmar que será muito difícil vencer. Porém, claro, tanto a obra tem potencial quanto Fernanda Torres teve atuação digna de Oscar. Só resta torcer no dia 2 de março.
Antes de qualquer coisa, se você ainda não foi ao cinema, vá. Porque vale muito a pena. A trama nos conta grande parte da história de Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva, a Eunice Paiva, mulher do então ex-deputado federal Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar.
Acredito que a maioria dos que vão ler sabe a história de que um dia, em 1971, o político foi levado da casa da família no Rio de Janeiro e nunca mais voltou Então, no subtítulo a seguir vou me atentar para atuações e outros itens.
Mas é bom?
Como você deve imaginar, trata-se de um drama mesmo. Uma história muito triste, que transcende a política, este ou aquele lado. Afinal, quais cinco filhos e esposa merecem ter o pai assassinado e retirado da vida deles ?
Um roteiro comovente, muito bem costurado que, se começa lento (não é uma crítica, apenas uma constatação), vai te aprendendo a cada segundo. O RJ dos anos 70 foi muito bem adaptado, paisagens, carros, roupas, um capricho até incomum se comparado ao que é visto normalmente em produções nacionais. Sim. Você viaja mesmo no tempo.
A caracterização dos personagens, claro com destaque para Fernanda Torres e Selton Mello, é absurda de tão boa e a fotografia é espetacular.
Dito isso, que atuações senhoras e senhores !!! Além de Mello e Fernanda Torres, que foi incrível e mereceu sim a indicação ao Oscar, destaco também as crianças na primeira fase do longa. Nem parece que estão atuando, de tão natural que agem diante das câmeras.
‘Ainda Estou Aqui’ conta também com um elenco de apoio muito bom, com nomes como Dan Stulbach, Daniel Dantas e Marjorie Estiano, entre outros. Todo mundo mandou super bem. Então, respondendo a pergunta: é bom não, é ótimo. Sensacional. Mas, como mencionei, muito triste. Não recomendo para pessoas extremamente sensíveis.
Notas*
E tanto especialistas como o público ‘concordam’ comigo, pois as notas são espetaculares. No ‘Rotten Tomatoes’ é tomate fresco, lindão, com espetaculares 96% de aprovação dos críticos especializados e estrondosos 99% do público.
No muito exigente ‘Metacritic’, avaliações que, confesso, nunca vi: Metascore altíssimo, 85 de 100 para os especializados enquanto que a audiência mandou um impressionante 9.2 de 10.
E no ‘IMDb’ não poderia ser diferente: 8,8 de 10 das pessoas e Metascore 86 de 100 dos ‘sabidos’. É raro, mas a minha nota é 10 de 10.
* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.
Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, corre para a sala do cinema, assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !
Rafael Rossi – jornalista
oimkl4