SAÚDE VAI VACINAR crianças nas creches contra a poliomielite a partir desta segunda-feira (12)

polio

A baixa cobertura vacinal de crianças que receberam a dose da vacina contra poliomielite fez o Ministério da Saúde prorrogar até o dia 30 de setembro a campanha de vacinação em todo o Brasil.

Em Monte Aprazível não diferente do restante do país. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, 38% das crianças menores de um ano e na faixa etária de 1 a 4 anos de idade foram vacinadas.

Para atingir a meta de vacinar 95% do público destas idades, a partir desta segunda-feira (12) equipes de saúde estarão se deslocando até as creches do município para aplicar as vacinas, em um esquema de busca ativa de crianças com as vacinas em atraso.

De acordo com Érica Silva, Chefe da Vigilância Epidemiológica de Monte Aprazível, a ideia é ir até onde boa parte das crianças que ainda não receberam as vacinas estão.

“Conversei com o Pedro Polotto, assessor de Educação para nos ajudar. Um bilhete foi colocado nos cadernos e mochilas das crianças, pedindo para os pais enviarem as carteiras de vacina. As crianças receberão somente a vacina contra a poliomielite e caso tenham vacinas em atraso, os pais serão orientados a procuram uma unidade de saúde”, disse Érica.

Confira o cronograma de vacinação começará pela

12/09 CEMEI Lizete Buíssa (Centro)
13/09 CEMEI Esdier Beloque (Portal da Fonte)
15/09 CEMEI Áurea Neves Rodrigues (Jardim São José)
16/09 CEMEI José Francisco Berardo (Jardim do Lago)
19/09 CEMEI Fernanda Landim Poloto (Cristo Rei)
20/09 CEMEI Ena Peixoto Junqueira (Nosso Teto)

A vacinação contra a poliomelite tem estratégias diferenciadas para crianças menores de um ano e para faixa etária de 1 a 4 anos de idade.

Durante a campanha, todas as crianças menores de 4 anos devem comparecer às salas de vacinas para receber uma dose contra poliomielite.

A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

1ª dose: aos 2 meses através de injeção (VIP)
2ª dose: aos 4 meses através de injeção (VIP)
3ª dose: aos 6 meses através da injeção (VIP)
1º reforço: 15 meses (1 ano e 3 meses) por meio da vacina oral (VOP)
2º reforço: menores de 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), por meio da vacina oral (VOP)

A poliomielite, também conhecida por paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia.

Multivacinação

Já na campanha de multivacinação, o objetivo é atualizar e/ou completar os esquemas das crianças e adolescentes (de 0 até 14 anos 11 meses e 29 dias) com os 19 tipos de vacinas que protegem contra diversas doenças.

Mais Lidas