Quem viaja para uma cidade praiana ou vai visitar um parente naquela pequena cidade do interior já se deparou com uma igreja construída no centro de uma praça arborizada, bancos e uma pequena feira de artesanato.
A igreja Matriz, que completa 100 anos em dezembro deste ano, começou a ser revitalizada com uma pintura externa para comemorar seu Centenário.
No último sábado (08), a Praça Matriz de Monte Aprazível ganhou ares de uma cidadezinha do interior.
Uma feira aconteceu com nove artesãos aprazivelenses, onde eles puderam expor seus trabalhos, que vão de vaso e plantas ornamentais, tapetes, panos de prato a pulseiras e caixas decorativas.
Deise Crepaldi conta que a feira era realizada na praça São João e que a pandemia dificultou a reunião.
Ela conta que entrou recentemente para o grupo composto por 36 artesãos. Eles produzem e vendem seus artigos, em casa ou na internet. Começaram a se organizar para retornar a venda e para isso, pediram autorização da prefeitura.
“A ideia foi voltar, mas em outro lugar, com maior fluxo de pessoas e aos sábados de manhã, a população vem para a Rua Brasil. Queremos aproveitar o movimento do comércio”, disse Deise.
Deise disse que trabalha com plantas e vasos ornamentais a dois anos, faz pipocas gourmet e para ela e outros artesãos, os trabalhos manuais são sua segunda atividade.
A terapeuta Andreia Pedronila aprovou a feira no local e disse que é necessário incentivar mais estas iniciativas.
“Achei maravilhosa a feira. Precisamos incentivar mais eles (artesãos). Muita gente sai de Monte Aprazível ou busca na internet os artigos que podem ser encontrados aqui. Hoje é tudo muito industrializado. Precisamos valorizar o produto nacional e fazer com que a feira se torne uma tradição. Tem gente que não sai da internet e a praça é um local para se socializar”, disse Andreia.
Morando há 7 anos em Monte Aprazível, Mailla Pazneauski trabalha com papelaria personalizada para festas e decoração. Ela conta que morava na cidade de Promissão (SP) e disse que não sabia da feira.
“Conversei com a Deise e vim para expor. Minhas filhas também produzem pulseiras, a Luiza de 10 anos e a Mirian de 12”, disse Mailla. Elas fazem pulseiras de macramê e enfeites de cabelo.
A ideia, segundo Deise, será realizar a feira pelo menos duas vezes por mês e que isso vai depender da disponibilidade e a capacidade de produção dos artesãos.
“Conversamos com Prefeito sobre a possibilidade termos barracas com iluminação para o período de vendas de final de ano. Vamos nos organizar para isso”, disse.
Mailla e Deise disseram ao MR Notícias que as vendas foram boas e que esperam o público para as próximas feiras.
Reformas
A Paróquia Senhor Bom Jesus iniciou no mês de setembro a pintura externa na Igreja Matriz e por isso, pede a colaboração da comunidade. As doações podem ser feitas pelo PIX 45.096.989/0021-60.
Já o banheiro da praça, a Prefeitura informou que tem intenção realizar uma reforma, mas não informou quando isso aconteceria.
אני מאוד ממליץ על אתר הזה כנסו עכשיו ותהנו ממגוון רחב של בחורות ברמה מאוד גבוהה. רק באתר ישראל נייט לאדי https://romantik69.co.il/