Servidores públicos municipais lotaram a Câmara de Vereadores de Monte Aprazível na noite desta quarta-feira (29) para acompanhar a votação do projeto do prefeito Márcio Miguel (PSDB) de revisão geral nos salários dos servidores.
Leia também
TJ-SP DECLARA inconstitucionais adicionais de servidores da Prefeitura
“OU CORTA as gratificações ou muda para estatuário” diz Marcio
Em uma sessão extraordinária, os vereadores aprovaram a revisão de 5,79%, retroativa a primeiro de janeiro de 2023.
Marcio não incluiu no projeto a revisão nos subsídios dele e o vice-prefeito Valmir Salvioni (PODEMOS).
Após a sessão, alguns servidores cobraram um posicionamento do presidente da Câmara Marcos Batista (PV) e dos vereadores sobre o corte dos benefícios que declarou inconstitucional trechos da lei que concedeu anuênio, quinquênio, sexta-parte, licença prêmio e nível universitário.
Tanto servidores quanto vereadores aguardam um projeto do prefeito que resolva a situação sem provocar perdas salariais.
Não há um cálculo preciso, mas servidores da prefeitura estimam que o corte dos benefícios possa atingir mais de 80% dos servidores. A maioria deles têm empréstimos consignados com bancos.
Em entrevistas recentes, Márcio disse que a saída é implementar o sistema estatutário.
“Estamos todos em pânico e preocupados. Até o momento não tem clareza e informações desencontradas. Cobramos uma postura transparente do gestor municipal”, disse uma servidora”, disse a servidora.
O presidente da Câmara Marcos Batista disse que por enquanto, os vereadores não podem se manifestar pois, o projeto do prefeito para regularizar a situação ainda não chegou. Marcos disse ainda que ofereceu ajuda ao prefeito.
“Não temos nada de concreto. Tudo que discutirmos agora sem saber o quer o que vai acontecer é muito difícil. Nós fazemos nosso trabalho e o executivo faz o dele. O motivo do nosso silêncio é para não falar nada que não pode ser sustentado. Nós estamos com as mesmas preocupações de vocês”, disse Marcos.
Marcos disse ainda que desde que foi julgada a inconstitucionalidade, os vereadores estão se reunindo e se preparando para quando o projeto chegar.
“Estamos ansiosos para a chegada do projeto e muito preocupados como todo mundo. Vamos fazer o que é melhor para todo mundo, doa a quem doer, mas que salve todo mundo. Não dá para salvar metade de população e deixar outros. Vamos pensar em todo mundo e é isso que estamos fazendo aqui”, disse.
Segundo o vereador, há a expectativa que o prefeito envie o projeto ainda nesta semana.
4 thoughts on “SERVIDORES LOTAM câmara e cobram projeto para evitar corte nos salários”