As contas do prefeito Márcio Miguel de 2021 foram aprovadas pelos vereadores na última terça-feira (19). No relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que sustenta a decisão dos vereadores, haviam 29 apontamentos (conselhos, para que as falhas ou erros pequenos não se repitam).
Um destes apontam que a prefeitura exija formação acadêmica compatível dos servidores comissionados. Outro item, que só será corrigido, talvez pelo próximo prefeito, será a contratação de contador por concurso público. O responsável pela contabilidade é terceirizado.
Muita calma I
Aliás, na discussão sobre o percentual de remanejamento que a prefeitura poderá fazer em 2024, os vereadores Luiz Sidinani e Alexandre Faria (Migalha) divergiram sobre os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas.
Rejeitadas?
Luiz disse que se os apontamentos fossem considerados, os vereadores não deveriam aprovar as contas de Márcio de 2021. A fala de Luiz foi uma provocação, mas dado o nível de tensionamento entre o prefeito e os vereadores da oposição, se isso acontece, a rejeição das contas de um prefeito seria algo inédito. Assista
Muita calma II
E não foi só com Migalha que Luiz se desentendeu sobre o orçamento. Com o vereador Ailto Faria, a discussão foi sobre a promessa de uma verba do deputado Rui Falcão (PT). Segundo Luiz, dos mais de R$ 4 milhões que estavam destinados para a cultura para o ano que vem, uma parte viria de uma emenda do deputado. Ailto disse que a emenda do deputado não constava no orçamento que questionou se Luiz sabia. Sidinani disse que não sabia e que iria checar e falaria no dia seguinte. Faria quis o valor naquele momento, pois o orçamento estava em discussão. Veja o vídeo
MIT
O Governo de São Paulo divulgou nesta semana os novos Municípios de Interesse Turísticos que vão receber recursos do programa. Os municípios tiveram os projetos aprovados, mas ainda não estavam recebendo os recursos (trecho incluído após publicação – editado as 8h255) . Na região, 28 cidades tiveram os projetos aprovados e juntas, elas terão R$ 27,6 milhões para serem investidos em turismo. Monte Aprazível busca este título há mais de cinco anos e ficou de fora da lista de 2023.
Foram contempladas Adolfo, Barretos, Buritama, Icém, Ilha Solteira, Indiaporã, Jales, Mendonça, Mira Estrela, Monte Alto, Novo Horizonte, Olímpia, Ouroeste, Palmeira d’Oeste, Paulo de Faria, Riolândia, Rubineia, Sales, Santa Albertina, Santa Clara d’Oeste, Sud Mennucci, Três Fronteiras, Ubarana e Uchôa.
27 thoughts on “RADAR: Contas de Márcio são aprovadas, mas, poderiam ser rejeitadas?, saiba o por quê”