Bora pra uma dica de série ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (9) na coluna ‘Cinemaníaco’, depois de um bom tempo volto a falar de uma série para você maratonar.
E vamos sair da ‘bolha’ de Hollywood para conversar sobre uma produção espanhola que está no top 10 do ‘Prime Video’.
Assisti ‘Zorro’ e confesso de início que gostei, me empolguei. Com alguns episódios dirigidos por Javier Quintas, mesmo diretor do mega sucesso mundial ‘La Casa de Papel’, a história se passa no século 19, recria a história do personagem ícone, o herói que defende os pobres e oprimidos. A produção é toda muito bem feita, dando a impressão que você está diante de um filme, tamanho o capricho.
São 10 episódios de 40 e poucos minutos cada, todos disponíveis na plataforma. Na trama, Diego de La Veja (Miguel Bernardeau, o ‘Guzmán’ da série ‘Elite’ da Netflix) volta da Espanha para vingar a morte do pai. A notícia (mentirosa) era de que o ‘Zorro’ teria matado o homem.
A série reformula a origem do personagem principal e conta ainda com novos personagens que ajudam um herói ainda jovem, tentando se descobrir, diferente do que foi apresentado nas obras anteriores em que ‘Zorro’ sempre foi experiente. Nem o famoso bigodinho abaixo da máscara ele tem ainda.
Mas é boa?
Tem de tudo na tela: várias ‘tretas’, corrupção, inveja, bandidos, traição e ainda por cima sempre com um equilíbrio legal em cenas de alívio cômico. Parece mesmo uma novela mexicana, o que não é uma crítica, é uma das características da obra do Zorro. São tiros, luta de espadas, incêndios, coreografias de luta que combinam demais com o universo de ‘Zorro’ e a trilha sonora é muito boa.
A fotografia é sensacional, espetacular, com desertos (parece mesmo a Califórnia das antigas!), pôr do sol, tudo épico !!! E mais: não é necessário ter visto nada do personagem antes, porque ela se auto explica sem nenhum problema ou referência específica.
‘Zorro’ de 2024 não é apenas uma série sobre o vingador dos pobres. Ela é muito mais diversificada, complexa e profunda. Tudo na tela com muito dinamismo e equilíbrio. Então a resposta é sim, é muito boa. Vale a pena e eu recomendo muito. Já falei dos coadjuvantes brevemente, mas vale ressaltar: muitos são relevantes e tem grande importância para a história.
Dê uma chance aos espanhóis, pois trata-se de um ‘Zorro’ renovado para os novos tempos e para novas gerações. Se você já gosta do ‘Zorro’ vai gostar dessa. Se você nem sabe nada nem nunca viu ‘Zorro’, vai adorar também !!!
Notas
No ‘Rotten Tomatoes’ não tem avaliação dos especialistas e ótimos 79% de aprovação do público. No ‘Metacritic’ não consta nenhuma menção sobre a série espanhola. Por fim, no ‘IMDb’ (o mais rígido nas avaliações) muito bons 6,2 de 10 do público e ainda sem Metascore dos ‘sabidos’, com apenas três avaliações individuais. Finalmente no ‘Google’, 78% dos que votaram, afirmam que gostaram do longa. Minha nota é 9 de 10.
Partiu então ! Estoure a pipoca, pegue o refri, o docinho, aperte o play no ‘Prime Video’ e divirta-se !!! Ótimo programa !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo uma ótima maratona e um fim de semana maravilhoso. Abração!
Rafael Rossi – jornalista