Mais de 3 mil eleitores de Monte Aprazível estão com o título de eleitor cancelados e não poderão votar nas eleições de outubro caso não regularizem a tempo. O eleitor que não vota e não justifica por três turnos consecutivos tem o título cancelado.
Com o cancelamento, não é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação eleitoral.
Nas eleições de 2022, 17.862 estavam aptos para votar. De acordo com o cartório eleitoral de Monte Aprazível, 3.132 estão cancelados e não poderão votar nas eleições.
Regularizar
Eleitores têm até 8 de maio, menos de quatro meses, para tirar a primeira via do título ou regularizar a situação eleitoral e votar no pleito municipal de outubro. O alistamento dos jovens que completam 16 anos até o 1º turno e desejam comparecer às urnas em 2024, mesmo tendo o voto facultativo, encerra-se na mesma data.
O eleitor pode consultar a situação de sua inscrição no site do TSE , no cartório eleitoral ou por meio da Central de Atendimento ao Eleitor do TRE-SP, no telefone 148 (custo de ligação local para todo Estado de São Paulo).
O primeiro passo para regularizar a situação, o eleitor deve pagar uma multa de R$ 3,51 por turno em que não votou e não justificou. A guia de recolhimento pode ser emitida online no site do Tribunal ou pelo app E-Título.
É possível pagar por boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU), Pix ou cartão de crédito. Após o pagamento, é necessário fazer a revisão dos dados eleitorais por meio do Autoatendimento Eleitoral.
O cartório eleitoral de Monte Aprazível fica na Rua Presidente Vargas, 661, no centro.
Mudança de seção
Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem pedir para votar em uma seção acessível nas Eleições Municipais de 2024. O prazo para solicitar a mudança vai até 8 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral.