O Astroanuta, com Adam Sandler, destaque na coluna Cinemaníaco

astronauta

Fala meu (minha) amigo (a) do MR Notícias como vai ? Espero que tudo bem ! Bora pra mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Na coluna ‘Cinemaníaco’ desta semana, venho com um filme extremamente psicológico, lento e dramático de ficção científica, lançado recentemente na ‘Netflix’.

Assisti ‘O Astroanuta’ (‘Spaceman’ no original em inglês), longa de 2024, que tem como estrela principal o ator Adam Sandler. E não. Você não entendeu errado. O ator, que é praticamente um comediante, de filmes como ‘Click’ ou ‘Como se Fosse A Primeira Vez’, ‘Gente Grande’, entre outros ‘milhares’, está em um longa de dramático e muito profundo. E pasme, em poucos minutos você esquece qualquer tipo de graça ou risada que o rosto do astro norte-americano, hoje com 57 anos, te faz lembrar.

Sandler esbanja atuação e seriedade num longa que mistura drama familiar, terror psicológico e ficção científica, mas que, para muitas pessoas não faz o menor sentido. Então calma e mente aberta. Fica a dica.

Na trama, ele é ‘Jakub Procházka’, um cosmonauta (como russos denominam os astronautas) enviado para um longa e misteriosa jornada, sozinho no espaço. No meio de tudo isso, sofre com a crise em que passa no casamento e o fato da mulher dele (grávida) estar sentindo-se solitária e deixada para trás. Em determinado momento, ela simplesmente parar de lhe enviar mensagens.


Mas é bom?

Após seis meses no espaço, ‘Jakub’ recebe a visita (ou passa a ter alucinações? Assista e tire as próprias conclusões) de um ser estranho que se escondia – desde sempre – nas sombras da nave. A criatura se torna um amigo e ajuda o cosmonauta a não enlouquecer no espaço. Para quem assiste, o ‘bicho’ vai passando de algo nojento e assustador no início para uma espécie de anjo e guia durante 1h49min de exibição.

Se você não gosta de filmes lentos e filosóficos, melhor abortar a missão e não começar, porque não vai gostar. Dito isso, ‘O Astronauta’ é uma obra comovente, com direção de fotografia impecável e trilha sonora também, que apresenta importantes lições de vida.

Nada de descobertas extraterrestres ou algo do tipo (pelo menos para nós espectadores). Portanto, a trama baseada no romance ‘Spaceman of Bohemia’ de 2017, de Jaroslav Kalfa, manda muito bem no que se propõe. E repito, no que se propõe, é muito bom sim, embora as notas sejam apenas medianas (veja abaixo).

Notas

No ‘Rotten Tomatoes’ os especialistas deixam o filme, digamos, um tomate bem mais ou menos, com 50% de aprovação, enquanto que o público, apresenta aprovação pouca coisa melhor: 65%.

No ‘Metacritic’ o cenário se repete: Metascore 55 de 100 dos críticos e nota 6.0 de 10 da audiência. No ‘IMDb’ a linha é a mesma: 5,7 de 10 das pessoas e Metascore 55 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente no ‘Google’, a avaliação está mais parecida com a minha, pois 74% dos que votaram, afirmam que gostaram do longa. Minha nota é 8,5 de 10.

Bora lá então ! Separa a pipoca, o refrigerante, garante aquele docinho, aperte o play na ‘Netflix’ e divirta-se !!! Ótimo filme !!!

Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso, além, é claro de uma Santa e abençoada Páscoa. Abração!

Rafael Rossi – Jornalista

Mais Lidas