Terror: Os Outros, com Nicole Kidman, dica da semana com Rafael Rossi

Opa, e aí galera do MR Notícias, tudo bem ? Espero que sim ! Bora pra mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (16) na coluna ‘Cinemaníaco’, falo de um filme de suspense e terror que marcou época e ainda hoje é aclamado por público e especialistas. E nadica de spoilers, claro !!!

Reassisti ‘Os Outros’ (‘The Others’ no original em inglês), de 2001, longa disponível para assinantes do ‘Prime Vídeo’. Me lembro que tive o prazer de ver esse filme na época dele no cinema.

E só revi agora. Por que coloquei essa informação pessoal no texto? Porque esta obra é tão marcante que, mesmo 23 anos após, detalhes de cenas, de falas, estavam frescos na minha mente. Isso sem contar que sei direitinho quem estava na sala comigo, as circunstâncias, o que aconteceu naquela noite, etc…

Não é à toa que este longa, que mistura religião, crenças, terror (mas muito mais terror psicológico) e drama, é considerado um dos clássicos deste gênero em todos os tempos. Na trama, que concedeu várias indicações de prêmios individuais para a atriz Nicole Kidman, a personagem dela, ‘Grace’ mora com o casal de filhos em uma casarão na ilha de Jersey (Canal da Mancha, território Britânico) nos anos 40.

Sem energia elétrica e nenhum aparelho que reproduz som, ela cria as crianças sob um regime rígido, principalmente pelo fato delas possuírem uma doença rara, que as fazem passar mal e sufocar caso sejam expostas à luz do sol. Um detalhe importante: não é apenas a consagrada atriz que arrasa na atuação. Os dois jovens ‘Nicholas’ (James Bentley) e ‘Anne’ (Alakina Mann) também merecem aplausos de pé. Tiro o chapéu para esses atores mirins.


Mas é bom?

Enquanto espera a volta (ou não) do marido da guerra, a paz acaba para ‘Grace’ e os filhos quando três novos criados são contratados para trabalhar no local. Coisas estranhas começam a acontecer, vozes são ouvidas, figuras são avistadas, o terror e o desespero tomam conta do lugar. Até que finalmente os personagens principais (e nós espectadores) descobrem uma verdade chocante, estarrecedora (que eu não vou contar, claro).

‘Os Outros’, para se ter uma ideia, tem cenas repetidas, copiadas, imitadas e parodiadas até hoje, tamanho o sucesso do longa, considerado a prova cabal de que é possível fazer filmes ótimos com baixo orçamento e sem efeitos especiais espetaculares. Tanto que, de um gasto de US$ 17 milhões para ser feito, rendeu assombrosos US$ 210 milhões nas bilheterias mundiais. Então sim, é ótimo. Vai fundo se gosta desse gênero.


Notas*

‘Os Outros’ no ‘Rotten Tomatoes’ é tomate fresco, com ótimos 84% de aprovação dos especialistas, e muito bons 77% de aprovação do público. No ainda mais exigente ‘Metacritic’, Metascore sensacional, 74 de 100 dos críticos e avaliação espetacular, 8.3 de 10 da audiência.

Já no ‘IMDb’ similar ao anterior, com 7,6 de 10 do público e Metascore 74 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente no ‘Google’, avaliação é quase perfeita, com 91% dos que votaram, afirmando que gostaram do longa. Minha nota é 10 de 10 sem nenhuma dúvida.

* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.

Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, aperte o play no ‘Prime Vídeo’ e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !

Rafael Rossi – jornalista – No Instagram @cinemaniaco.rossi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *