O Rotary Club de Monte e a subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Monte Aprazível realizará neste sábado (14) uma palestra com o médico José Luis Gleriani. O mês de setembro, é voltado a conscientização e prevenção de suicídio e o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi lembrado nesta terça-feira (10).
Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
O médico, formado a 37 anos com uma abordagem humanizada em tratamento mentais, falará sobre setembro Amarelo mês de prevenção ao suicídio.
A palestra acontecerá neste sábado, as 10 horas, na sede da OAB de Monte Aprazível, que fica na rua São João nº 404, no centro de Monte Aprazível. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível.
Setembro Amarelo
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.