AUTORIDADES LAMENTAM a morte do Papa Francisco

papa

Papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano, que ainda não deu detalhes sobre a causa da morte.

Jorge Mario Bergoglio, ou Papa Francisco, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado internado por 38 dias.

 “O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começam já nas próximas horas desta segunda-feira, segundo o Vaticano.

Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.

Repercussão

Dom Emídio Vilar, Bispo de Diocese de Rio Preto disse, em mensagem publicada nas redes sociais, que a Igreja e toda a humanidade perdem seu pastor.

“Unamo-nos em oração de sufrágio pelo Papa Francisco. Convidamos todos os fiéis da Diocese a se unirem espiritualmente neste momento de luto e fé. Que cada missa celebrada hoje seja dedicada à memória do nosso amado Papa. Que Deus acolha sua alma em Sua infinita misericórdia”, disse Dom Vilar.

Padre Aparecido Barcelos, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, disse ao MR Notícias que o Papa Francisco realizou com louvor sua missão de representante do Único e verdadeiro Pastor, Jesus Cristo.

“Ao longo de 12 anos de Pontificado, o Papa Francisco dedicou com coragem em imprimir uma Igreja que pudesse resgatar o testemunho dos primeiros discípulos, que responderam o Chamado do Mestre, foram até aos confins da terra para anunciar o Evangelho. O apelo do Papa Francisco de sermos uma Igreja de saída, anunciando o Evangelho da Alegria como Peregrinos da Esperança, deixa-nos neste momento da sua partida para casa do Pai, sua marca na Igreja e no Mundo de Pastor que realizou com louvor sua missão de representante do Único e verdadeiro Pastor, Jesus Cristo! Gratidão a Deus por ter nos dado como Pontífice por 12 anos o Papa Francisco”, disse Padre Cido.

Em razão da morte do Papa Francisco, será rezada, as 19 horas a Santa missa pelo falecimento, pela nova vida, a vida eterna do Papa Francisco, na Paróquia N.S. de Fátima, na Vila Araújo, em Monte Aprazível

Em nota, o prefeito de Monte Aprazível João Roberto Camargo (Progressistas) lamentou a morte do pontífice e disse que as palavras e o exemplo do Papa Francisco inspiraram a construção de um mundo mais justo e fraterno.

“É com profundo pesar que, em nome da Prefeitura de Monte Aprazível e de todos os seus cidadãos, manifesto minhas sinceras condolências pelo falecimento do Papa Francisco.Sua Santidade, um líder espiritual que transcendeu fronteiras, dedicou sua vida ao serviço da fé, à promoção da paz e à defesa dos mais necessitados. Seu legado de amor, compaixão e humildade permanecerá como um farol de esperança para a humanidade.Neste momento de luto, unimo-nos em oração, rogando a Deus que conforte os corações de todos os fiéis e que a luz da fé continue a guiar nossos caminhos. Que as palavras e o exemplo do Papa Francisco inspirem-nos a construir um mundo mais justo e fraterno. Com respeito e solidariedade.

Vida
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.

Mais Lidas