Paulo Assoni conta que a família, que trabalha junta, está empenhada na campanha
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado no dia 13 de junho. Mas durante todo o ano, principalmente nos períodos de frio, férias e final de ano, os estoques de sangue caem devido a falta de doadores.
No final de junho, o Hemocentro de Rio Preto iniciou uma campanha para alertar que todos tipos de sangue estavam em baixa. Devido ao frio, situação comum para esta época do ano. A demanda, entretanto, permaneceu a mesma e a instituição precisa que a população volte a doar.
Pensando em colaborar com o Hemocentro, o aprazivelense Paulo Assoni iniciou uma campanha Doe Sangue, Doe Vida em sua barbearia, onde cada pessoa que doar sangue e apresentar o comprovante ganha um corte de cabelo ou uma barba.
Ele disse que desde o ano passado guardava a ideia e a intenção de iniciar a campanha.
“É uma forma de agradecer quem já faz doação de sangue e incentivar quem não faz a realizar esta ação. Pode não ser nada, mas um corte grátis não faz mal a ninguém”, disse.
Paulo conta que pelo fato de toda a família trabalhar no salão (a esposa e os três filhos) fica mais fácil atender aqueles que fizerem a doação de sangue.
“Nossa intenção sempre foi ajudar. Todos aqui estão comprometidos com a campanha”, disse Paulo.
Para receber o prêmio, basta os interessados a procurarem o Hemocentro de Rio Preto, realizar a doação de sangue e apresentar o comprovante de doação com o CPF.
A Barbearia Assoni fica na Rua da Saudade, 1442. Mais informações no Instagram @barbearia.assoni
Em média, são necessárias 1.046 bolsas de sangue por semana para suprir as 40 instituições atendidas pelo Hemocentro de Rio Preto. A tipagem O- é que tem o estado mais preocupante, pois serve para doação universal. Além dela, os tipos AB+ e AB- também estão em nível crítico.
Quem pode doar sangue
• Homens e mulheres com idade a partir de 18 até 69 anos, 11 meses e 29 dias.
• Doadores de 16 e 17 anos são aceitos na doação se acompanhados dos pais e/ou responsável legal.
• O doador deve estar em boas condições de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias), sem feridas e/ou machucados pelo corpo ou na boca.
• Homens e mulheres que tenham mais de 50 kg.
• Pessoas alimentadas (o doador NÃO deve estar em jejum). Fazer refeições leves e não gordurosas nas últimas 4 horas que antecedem a doação.
• Que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação.
• Que não tenha fumado nas 2 horas que antecedem a doação.
• Que tenha feito exame de endoscopia há mais de 6 meses.
Av. Jamil Feres Kfouri, 80 – Jardim Panorama, São José do Rio Preto
Horário de funcionamento: todos os dias (inclusive feriados) das 7 as 13 horas. Telefone para mais informações, 17 3201-5078.