Uma caminhada pelas ruas do centro de Monte Aprazível, nesta quarta-feira (23) marcará o encerramento do Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher, que busca chamar a atenção da sociedade para o tema.
A campanha foi criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, e surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.
Durante o mês, os alunos receberam orientações e realizaram trabalhos de arte como gravuras e quadros, expressando o que foi aprendido em sala de aula. Os trabalhos estão expostos na escola. Ver fotos abaixo
A Caminhada sairá as 8h30, passando pela praça da Igreja Matriz, rua Brasil e rua Tiradentes.
O Observatório da Mulher Contra a Violência – do Senado Federal – realiza pesquisa desde 2005 com a população feminina de várias partes do Brasil e em seu último demonstrativo que foi divulgado em 2021 apontou elevação de aproximadamente 30% no número de mulheres que afirmaram ter sofrido violência física. Já no caso de violência psicológica os números subiram 165% e violência moral ultrapassou os 200%.