
Olá amigo (a) do MR Notícias, beleza por aí ? Espero que sim ! Partiu mais uma dica de série ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (11) na coluna ‘Cinemaníaco’, venho com um spin-off do filme ‘Cidade de Deus’, de 2002, obra brasileira, bem recebida por público e crítica especializada. E nada de spoilers !!!

Assisti o seriado ‘Cidade de Deus: A Luta Não Para’, de 2024, disponível para assinantes da plataforma ‘Max’. Vale lembrar que a obra original é um marco do cinema nacional e a expectativa estava muito alta em relação a esta produção nova, que mostra como as coisas se encontram 20 anos após os acontecimentos do longa. Já adianto que a série acaba com um gosto absurdo de quero mais (e com ganchos claros para a sequência, já confirmada).
Outra coisa muito interessante é que até o último episódio você vê personagens do filme aparecendo, com artistas reprisando os respectivos papéis, o que gera uma enorme nostalgia aos fãs a cada capítulo.
As aventuras novamente são narradas por ‘Buscapé’ ou ‘Wilson Rodrigues’, interpretado mais uma vez por Alexandre Rodrigues, um dos protagonistas do filme que deu início a tudo.
Mas é boa?
‘Buscapé’ saiu da Cidade de Deus, mas segue o tempo todo no local atrás de novas fotos dignas de prêmios e histórias do crime organizado. Combinando muito bem os personagens antigos com excelentes novas inclusões, a trama prende da mesma forma. Com um roteiro bem amarrado, apesar de sem muitas inovações, a tensão te acompanha o tempo todo. Sim, é ótima. Muito boa mesmo, sensacional eu diria.
A Cidade de Deus volta a ser palco de uma guerra entre facções criminosas, com a presença sempre marcante de milicianos, policiais e políticos, numa trama cheia de traições, investigação e muita violência.
Prepare o lencinho que a produção imita a vida e qualquer um, sim qualquer um, pode morrer. Mesmo os protagonistas. Até o último segundo do último episódio você fica nessa dúvida, o que a torna ainda mais emocionante e viciante. Fica o aviso e vai fundo.
Notas*
No ‘Rotten Tomatoes’ a série é tomate fresco para os chamados críticos especializados, com sensacionais 83% de aprovação. Já o público, eu não entendi, mas gostou menos, com 68% aprovando.
Já no mais exigente ‘Metacritic’, as notas são médias: Metascore 53 de 100 para os especialistas, enquanto que a audiência mandou um 5.9 de 10. Já no ‘IMDb’ a avaliação sobe, com um bom 7,2 de 10 das pessoas e não há Metascore dos ‘sabidos’, apenas cinco avaliações individuais. No ‘Google’ 85% de quem assistiu, afirma que gostou. Minha nota é 9,5 de 10.
* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.
Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, play no ‘Max’, assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração.
Rafael Rossi – jornalista