Fala amigo (a) do MR Notícias, tudo bem ? Desejo que sim ! Partiu mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (1) na coluna ‘Cinemaníaco’, venho com um filme de terror espetacular, em homenagem ao ‘Dia das Bruxas’, celebrado nesta quinta (31). Já adianto que a obra é sucesso de crítica, público e bilheteria. E nada de spoilers, como sempre !!!
Assisti ‘Não Fale o Mal’ (‘Speak No Evil’, no original em inglês), disponível para aluguel e compra no ‘Prime Vídeo’ (consulte valores 😉 da plataforma). Tensão. Essa é a palavra que define este longa americano, que é um remake de um filme dinamarquês de 2022. O tempo todo você vai ficar preocupado sobre qual problema/tragédia pode acontecer em seguida.
Vale destacar que se trata de uma obra de terror muito mais psicológico (e que terror !!!) do que propriamente almas, espíritos, demônios, monstros, etc. E quem falou que precisa disso tudo para fazer um filmaço de terror?
Na trama, conhecemos ‘Ben’ e ‘Louise Dalton’ (Scoot McNairy e Mackenzie Davis). O casal está na Europa tentando refrescar o casamento, acompanhado da filha. Eles conhecem outra família, formada por ‘Paddy’ e ‘Ciara’ (James McAvoy e Aisling Franciosi), fazem uma amizade e os novos amigos os convidam para passar um período na casa de campo deles.
Mas os ‘Daltons’ não conheciam o lado sombrio e até sobrenatural que os novos ‘amigos’ possuem e o tempo ‘de boa’ vai, aos poucos, se transformando num verdadeiro inferno.
Mas é bom?
‘Não Fale o Mal’ pode ser (já) considerado um dos melhores filmes de terror do ano. Se não for o melhor. O fato de você nunca saber o que vai acontecer, e mais: em qual momento vai acontecer, te deixa extremamente tenso. No mínimo preocupado. A não ser, é claro, no começo do filme, que sempre é tudo tranquilo.
As atuações são todas espetaculares. Inclusive das crianças !!! Não se engane, elas serão peças fundamentais na trama toda. Mas o nosso ‘Professor Xavier’, James McAvoy, esbanja. Esse cara é um monstro de ator. Sensacional. Então sim. Aliás, não. Não é bom: é espetacular!!! Se você gosta do gênero, só vai sem medo (bom, sem medo, não sei, mas vai).
Notas*
No site ‘Rotten Tomatoes’ os especialistas gostaram da obra, com 83% de aprovação (tomate fresco) e o público também, com 84% aprovando. No sempre exigente ‘Metacritic’, o Metascore é 66 de 100 para os críticos especializados enquanto que a audiência mandou um 7.2 de 10 de nota.
Já no ‘IMDb’ a avaliação é de média para boa, com 6,9 de 10 das pessoas e Metascore 66 de 100 dos ‘sabidos’. No ‘Google’, 83% doas pessoas que assistiram votaram que sim, gostaram do longa.
Minha nota é um 9,5, grandão, de 10. A título de curiosidade, as bilheterias também não mentem sobre o sucesso da produção: com humildes US$15 milhões para fazer o filme, rendeu simplesmente US$ 76,3 milhões mundo afora.
* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.
Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, aperta o play no ‘Prime Vídeo’ (consulte valores antes), assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !
Rafael Rossi – jornalista