
Fala amigo (a) do MR Notícias, tudo bem ? Desejo que sim ! Partiu mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (?) na coluna ‘Cinemaníaco’, venho com um filme de 2024, que inicia – e muito bem – uma nova fase de uma franquia de sucesso. E ainda por cima indicado ao Óscar !!! E como sempre, sem nenhum spoiler !!!

Assisti ‘Planeta dos Macacos: O Reinado’ (‘Kingdom Of The Planet Of The Apes’, no original em inglês), disponível para assinantes do ‘Disney Plus’ e um dos candidatos ao Óscar 2025: foi indicado e vai concorrer a ‘Melhores Efeitos Especiais’.
Primeira coisa: se você acha que essa saga já deu, que não aguenta mais, que não precisava, respire. Calma. Pois vai ver uma história nova. Sim, tem vários elementos dos filmes anteriores (inclusive dos mais antigos). Mas, sim. Ao mesmo tempo, há bastante coisa diferente.
A história trama se passa 300 anos após a morte de César. Nesse período, os humanos praticamente não dão as caras e quem manda em tudo são os macacos, claro, mais do que evoluídos.
Mas, nem por isso a paz reina. Uma raça dominante escraviza os mais fracos e um tirano, ‘Proximus César’, deseja a tecnologia humana armazenada e trancada ‘a sete chaves’ em uma verdadeira fortaleza, quase que impenetrável. Esses macacos desvirtuam as palavras e ensinamentos de César, pregando violência e domínio.
Mas é bom?
Vale destacar que ninguém é 100% santo nessa história. Nem macacos, nem humanos. Nem mesmo a garota com ar doce e angelical ‘Mae’ (Freya Allan, a Princesa Cirilla de ‘The Witcher’). E isso é muito bom, pois deixa tudo meio nebuloso, sem você saber direito o que esperar.
A trama, apesar de um início meio lento, aos poucos cativa e prende. Os efeitos de computador são absurdos de tão espetaculares (olha o Óscar aí gente !!!). Um espanto. Eu acreditei que os macacos realmente existem.

Não lembrei nem um segundo que são imagens capturadas de atores humanos e finalizadas no computador. As atuações convencem e a fotografia é maravilhosa, assim como a trilha sonora. E o vilão é ameaçador, violento ao extremo. Você vai se preocupar de verdade com os ‘mocinhos’. O filme não é bom não. É ótimo !!!
Notas*
No ‘Rotten Tomatoes’ é tomate fresco, lindão, com 80% de aprovação dos críticos especializados e 77% do público. No sempre exigente ‘Metacritic’, o Metascore é de médio para bom, 66 de 100 para os críticos especializados enquanto que a audiência mandou um ótimo 7.1 de 10.
Já no ‘IMDb’ a avaliação é quase a mesma do anterior, com 6,9 de 10 das pessoas e Metascore 66 de 100 dos ‘sabidos’. No ‘Google’, 80% doas pessoas que assistiram disseram gostaram do longa. Minha nota é um 9 grandão de 10.
* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.
Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, play no ‘Disney Plus’, assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !
Rafael Rossi – Jornalista