COLUNA FALA de ‘Desconhecido’, filme de ação com Liam Neeson

E aí, amigos do MR Notícias, tudo bem por aí ? Tomara que com certeza ! Partiu outra dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada (?) ! Ação e suspense nesta na coluna ‘Cinemaníaco’ com um longa do consagrado ator do gênero, o irlandês Liam Neeson !!!

Bora ‘brigar’ com os chamados críticos especializados mais uma vez ??? Bora então ! Nesson dispensa apresentações e tem mais uma atuação convincente. Você acredita realmente que está vendo uma pessoa cheia de problemas em ‘Desconhecido’ (‘Unknown’, no original em inglês), lançado em 2011 e disponível para os assinantes do ‘HBO Max’ ou ainda para aluguel no ‘Amazon Prime Video’, ‘Youtube’ e ‘Google Play Filmes e TV’ (todos por R$ 7,90) ou ainda na ‘Apple TV’ (R$ 9,90). No meu caso, foi no bom e velho DVD mesmo.

‘Dr. Martin Harris’ (Neeson) e a esposa ‘Liz’ (January Jones) chegam à Berlim (ALE) para um evento. Enquanto ela faz o check in no hotel, ele percebe que esqueceu uma das malas no aeroporto e pega um táxi para voltar e buscá-la. Só que no meio do caminho, o veículo se envolve em um acidente grave. Ele acorda dias depois do coma em um hospital alemão sem lembrar direito das coisas.

Quando volta ao hotel, percebe que a vida dele virou de cabeça para baixo: a mulher não o reconhece, outro homem tomou o lugar dele como ‘Dr. Martin Harris’ e, para piorar, agora – ainda sem saber o motivo – passa a ser perseguido por assassinos treinados. Sozinho na capital alemã, ele vai receber ajudas inusitadas para resolver o quebra cabeças, sair desse verdadeiro pesadelo e tomar a própria vida de volta. Mas não espere facilidades. Em determinado momento, ele mesmo começa a duvidar de quem é ou mesmo se está com a razão (se está certo) na história.

Mas é bom?

Mesmo sem um roteiro inovador ou espetacular, ‘Desconhecido’ tem tudo um que um bom filme de ação e suspense tem: perseguições de carro, brigas, tiros, assassinatos, intrigas, mentiras, bombas, ameaças, entre outras. Tudo isso temperado com uma excelente trilha sonora, uma fotografia belíssima da Berlim coberta de neve no inverno europeu, além de ótimos coadjuvantes como Frank Langella (‘Rodney Cole’), Aidan Quinn (o outro ‘Dr. Martin Harris’), Diane Kruger (‘Gina’) e Bruno Ganz (‘Ernst Jürgen’). Então a resposta é sim: é bom com certeza.

Notas

Como já adiantei no início da coluna, os entendedores profissionais da sétima arte não aprovaram ‘Desconhecido’. Alguns até o acusam de ser parecido com outros filmes da carreira de Liam Neeson. Dos citados, assisti a franquia ‘Busca Implacável’ e destaco que, fora a ação, não tem nada parecido, pois são tramas completamente diferentes.

Mas vamos às notas: no ‘Rotten Tomatoes’ tem péssimos 55% de aprovação dos críticos e nota igualzinha do público. No ‘Metacritic’, o Metascore dos especialistas é baixo, com 56 de 100, e a galera na mesma linha, com 6.6 de 10. Já no ‘IMDb’ não muda muita coisa: a audiência avaliou com 6,8 de 10 e o Metascore da crítica é 56 de 100. Minha nota é 8,0 de 10 ! No ‘Google’, entre os que deram nota, 70% afirmam que gostaram do filme, assim como eu.

Partiu então ! Pegue a pipoca, o refri, aquele docinho, aperte o play no ‘HBO Max’ e divirta-se !!! Ótimo programa !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo filme e um fim de semana maravilhoso. Abração!

Rafael Rossi
Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *