
Fala meu amigo, minha amiga do MR Notícias como vão as coisas ? Espero que tudo bem ! Bora pra mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) !

Na coluna ‘Cinemaníaco’ desta semana, venho com um filme daqueles que simulam um futuro distante e distópico, além da luta entre humanos e máquinas. Além disso, foi indicado e concorreu a dois Óscars 2024.
Assisti ‘Resistência’ (‘The Creator’ no original em inglês), longa de 2023, que está liberado para assinantes do ‘Star+’. A obra, conforme mencionado, foi indicada em duas categorias para o Óscar 2024: Melhor som (vencido por ‘Zona de Interesse’) e Melhores Efeitos Visuais (faturado por ‘Godzilla Minus One’), o que só mostra a categoria do filme.
Na trama, em meio a uma futura guerra entre a raça humana e as inteligências artificiais, ‘Joshua’ (John David Washington), um amargurado ex-agente das forças especiais que lamenta o desaparecimento da esposa, é recrutado para caçar e matar o ‘Criador’, o indescritível arquiteto da IA avançada que desenvolveu uma arma misteriosa com o poder de acabar com a guerra e dar vitória às máquinas.
O problema é que a referida arma foi criada como uma criança, uma menina inocente, que mal sabe qual o destino que a espera. ‘Resistência’ é uma longa-metragem americano de ficção científica e ação dirigido por Gareth Edwards (o mesmo de ‘Star Wars, Rogue One’) a partir de um roteiro que ele coescreveu com Chris Weitz. A obra teve aceitação de mediana para boa por parte dos que viram, tanto especialistas como público (veja as notas mais abaixo).
Mas é bom?
Em meio a mais uma obra com fotografia maravilhosa, com máquinas, armas, viagens espaciais, tecnologia, ainda vemos uma bonita história de amor, que refere-se tanto ao romance de um casal como também a relação pais e filhos. Tudo com uma sensibilidade muito grande e também emoção à flor da pele.
A atuação da pequena Madeleine Yuna Voyles, que interpreta ‘Alfie’, é algo de derreter até o coração mais congelado. Ela rouba a cena !!!
Além de tudo isso, a trama apresenta ainda um plot twist (reviravolta na história) daqueles inesperados e um final tocante. Portanto, respondendo a pergunta do entretítulo, sim. É um filme muito bom, principalmente para quem curte esse gênero ficção científica, no estilo futurista. Recomendo.
Notas
No ‘Rotten Tomatoes’ os especialistas deixam o filme, digamos, um tomate bacana, mas não perfeito, com 67% de aprovação, enquanto que o público, apresenta algo um pouco melhor: 76%.
No ‘Metacritic’ o cenário se repete: Metascore 63 de 100 dos críticos e nota 6.3 de 10 da audiência. No ‘IMDb’ a linha é a mesma: 6,8 de 10 das pessoas e Metascore 63 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente no ‘Google’, a avaliação está mais parecida com o que eu achei, pois 74% dos que votaram, afirmam que gostaram. Minha nota é 8 de 10.
Bora lá então ! Separa a pipoca, o refrigerante, garanta aquele docinho, aperte o play na ‘Star+’ e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !
Rafael Rossi – jornalista e sãopaulino