Fala galera do MR Notícias, beleza ? Tomara que sim ! Bora pra mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Na coluna ‘Cinemaníaco’ desta semana, tem um filme que tinha tudo para ser espetacular, mas pecou em alguns itens, acabando por dividir as opiniões. E como sempre, sem spoilers, claro !!!
Assisti ‘Projeto Gemini’ (‘Gemini Man’ no original em inglês). Como escrevi, tinha tudo para ser espetacular. E você que está lendo agora vai decidir essa parada. Will Smith é um baita ator, não é? É !!! E se a obra tivesse ‘dois Will Smiths’? Ação, pancadaria, grande atuação tudo dobrado, certo? Teoricamente sim. Mas, na prática a coisa não andou tão bem para o longa de 2019, disponível para os assinantes da ‘Netflix’.
Na trama, ‘Henry Brogan’ (Will Smith) é um assassino de elite que tenta se aposentar. Tenta. Mas, se torna alvo de um agente misterioso que aparentemente pode prever todos os movimentos dele. ‘Brogan’ descobre rapidamente que o homem que está tentando matá-lo é ele mesmo, mas numa versão mais jovem. Em meio a um duelo de vida e morte, ele tenta convencer o ‘outro eu’ a parar e enxergar que as coisas não são exatamente como ele pensa.
Mas é bom?
Aí é que está. A premissa é ótima. A ideia, eu diria, é até inovadora. E Will Smith arrasa como sempre na atuação. Até mesmo os coadjuvantes mandam muito bem. Mas, as notas, com exceção do público no ‘Rotten Tomatoes’ (veja mais abaixo), e a bilheteria não me deixam mentir: algo deu errado.
Apesar de o roteiro ser um dos alvos dos críticos, nem acho que é o maior problema. Como menciono acima, colocar dois Will Smiths lutando na mesma telona era algo muito interessante. Acredito que o que pegou mesmo foram os efeitos especiais.
A interação dos ‘dois’ é bacana e bem desenvolvida. Mas, na hora da luta, aí parece que ligamos o Play Station 1. Ficaram muito ‘falsas’ as cenas de briga. Na hora você já derruba a suspensão da descrença e não consegue ‘desver’ o CGI de vídeo-game antigo. Agora, minha opinião: se você conseguir não se importar para esse ‘pequeno’ detalhe, vai gostar.
A pipoquinha tá no seu colo. Assiste lá e volta aqui para me contar depois. Você decide amigo, amiga. A título de curiosidade, a bilheteria também não respondeu bem ao longa. Com orçamento de US$ 138 milhões, mal se pagou, faturando no mundo apenas US$ 173.469,516 milhões. Em minha opinião, respondendo a pergunta do entretítulo, é regular. O CGI ruim me incomoda e me faz perder o foco.
Notas*
‘Projeto Gemini’ é tomate podre no ‘Rotten Tomatoes’, com baixíssimos 27% de aprovação dos críticos. Apenas o público gostou, com 83% de aprovação. Daí para frente só piora. No exigente ‘Metacritic’, entre os especialistas, Metascore fraco de 38 de 100 e avaliação mediana, de 5.3 de 10 da audiência.
Já no ‘IMDb’ o cenário é praticamente igual, com avaliação regular de 5,7 de 10 das pessoas e Metascore péssimo de 38 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente no ‘Google’, avaliação é considerada fraca, com 67% dos que votaram, afirmando que gostaram do filme. Minha nota é apenas 6,5 de 10.
* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.
Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, aperte o play no ‘Prime Video’, assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !
Rafael Rossi – jornalista