Coluna fala sobre o filme ‘Maníaco do Parque’, de 2024

Fala galera do MR Notícias, beleza ? Tomara que sim ! Bora pra mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (25) na coluna ‘Cinemaníaco’, venho com um filme nacional, que está dividindo opiniões. E como sempre, sem spoilers !!!

Assisti ‘Maníaco do Parque’, disponível no ‘Prime Vídeo’. Antes de qualquer coisa, vamos com uma informação importante: a obra é baseada (ba-se-a-da) em fatos reais, ok? Ela não é um documentário.

Portanto, tem sim elementos, passagens e personagens que não são reais. Segundo e mais importante: sua opinião aqui é que vai valer mais. Isso porque já tem gente na internet querendo falar em lacração e blá blá blá…

Sinceramente acho que essas pessoas são alienadas e pensam que as mulheres eram ironizadas, assediadas, inferiorizadas e recebiam salário menor que os colegas de serviço homens apenas na década de 90.

Digo isso porque tem gente falando que ‘Maníaco do Parque’ tenta ‘desesperadamente’ redimir o gênero e tal, umas coisas assim, meio sem nexo. De qualquer forma, qual o problema de termos uma protagonista feminina num filme de ‘True Crime’? Pra mim, nenhum.


Mas é bom?
Sim. A jornalista ‘Elena’ (Giovanna Grigio) não existe na vida real. Assim como a irmã dela, interpretada por Mel Lisboa também não. De novo: e daí? O interessante é que só vi homens reclamando. Mas, deixa pra lá. A história do Maníaco do Parque mais ou menos todo mundo sabe.

Vamos lá então, para mim ficou bom, tem uma montagem boa, com bastidores das investigações, das notícias e referências da nossa cultura pop da época e trilha sonora anos 90 muito boa. Só não entendi o drama da jornalista com relação ao pai, pouquíssimo explicado e/ou aprofundado. Simplesmente você não sente nada com relação a isso enquanto está assistindo.

Mas vale um alerta: conhecer o ‘modus operandi’ de um assassino, psicopata (entre outros), não é nada agradável. Algumas cenas vão trazer muito desconforto, além de tristeza e revolta. É necessário mostrar, eu sei. Mas me senti mal vendo algumas cenas. Dito isso, sim, ao menos em minha opinião, é um bom filme.

Nada espetacular, nada que vá ficar guardado na memória ou de pedir Óscar. Mas a atuação brilhante do ator Silvero Pereira como o motoboy Francisco de Assis Pereira, acusado de atacar 21 mulheres, assassinando 10 delas e escondendo os corpos no Parque do Estado, em São Paulo, já vale muito a pena. A caracterização também está ótima. Você vai sentir medo dele realmente. Mesmo sabendo que é um filme. Então, recomendo.


Notas*
No site ‘Rotten Tomatoes’ não há análise de especialistas sobre a obra brasileira e menos de 50 do público, o que o deixa sem números de aprovação até o momento. No ‘Metacritic’ ainda não há nenhuma avaliação sobre o longa.

Já no ‘IMDb’ a nota é ruim, com 4,9 de 10 das pessoas e sem Metascore dos ‘sabidos’, com apenas seis avaliações individuais na página. Nem mesmo no ‘Google’ já consta a votação do público. Minha nota é 7,0 de 10.

* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.

Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, aperta o play no ‘Prime Vídeo’, assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !

Rafael Rossi – jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *