Fala amigo (a) do MR Notícias, tudo bem ? Desejo que sim ! Partiu mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (22) na coluna ‘Cinemaníaco’, venho com um filme de 2023, de ação e suspense com ele: o famoso e casca grossa astro do gênero, Liam Neeson. E como sempre, nada de spoilers !!!
Assisti ‘A Chamada’ (‘Retribution’, no original em inglês), disponível a assinantes do ‘Telecine’. Imagine a situação: você entra no carro com seu casal de filhos e descobre que tem uma bomba debaixo do seu acento, que vai explodir automaticamente se você abrir qualquer porta.
Por telefone, o antagonista te informa que se tentar sair por janela, ligar para a polícia ou pedir qualquer tipo de auxilio para qualquer um, ele, de forma remota, explode você e suas crianças. Pois bem, esse é o plot de ‘A Chamada’.
É um sufoco danado. Simplesmente cada saída que imaginamos em pensamento é prontamente impossível de ser realizada conforme o vilão vai comandando toda a ação. Como se não bastasse tudo isso, nesse longa, o irlandês mais famoso dos filmes de ação não é militar, ex-espião, soldado, segurança, nada especializado. Neeson é ‘Matt Truner’.
Simplesmente um financista de uma grande empresa. Sem saber o que fazer, ele vai obedecendo a pessoa ao telefone e a trama vai se desenrolando (e esquentando) em meio a explosões, extorsões e perseguições.
Mas é bom?
O melhor de tudo aqui é que não se sabe aonde toda aquela situação vai parar. Não parece que haverá uma solução. Para piorar, o personagem principal ainda tem uma relação ruim com os filhos, o que acaba apimentando ainda mais a trama. Não é o melhor filme do Liam Neeson, claro.
Mas a premissa é ótima, apesar de não inovadora, e a tensão o tempo todo me agradaram muito. Para mim é ótimo. Vai fundo. Lembrei muito do filmaço ‘Por um Fio’, de 2002, com Colin Farrell e também de ‘Celular: Um Grito de Socorro’, de 2004, com Kim Basinger. Só pela comparação, já vale a pena, diga a verdade ?
Notas*
No ‘Rotten Tomatoes’ o filme é tomate podre para os críticos especializados, com 30% de aprovação deles e fresco para o público, que aprovou em 66%. No exigente ‘Metacritic’, nada de boas notas.
O Metascore é ruim, 43 de 100 para os especialistas e também para a audiência mandou um 4.3 de 10 de nota. Já no ‘IMDb’ a avaliação é parecida com a do anterior, com 5,3 de 10 das pessoas e Metascore 43 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente, no ‘Google’, 56% doas pessoas que assistiram disseram gostaram do longa. Minha nota é um 8 de 10.
* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.
Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, play no ‘Telecine’, assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !
Rafael Rossi – jornalista