
Duas crianças, duas culturas e um único quintal: a faixa de Gaza. Fátima, uma menina palestina, e Yonatan, menino judeu, disputam o espaço em que costumam brincar, numa analogia à guerra de seus povos. Enquanto brincam de escutar o silêncio, compreendem as diferenças e descobrem semelhanças, abandonando as armas, as pedras e criando laços que vão além da terra porque brigam.

É neste contexto que será exibida nesta sexta-feira (10) a peça Os Meninos e as Pedras, no Centro Cultural Ana Maria Berardo.
Com o texto Antônio Rogério Toscano, o tema que era um pouco distante quando estreou em 2015, ganhou prêmio Coca-Cola de melhor texto infanto-juvenil, hoje é bem atual e até o momento, distante de um desfecho pacífico.
O espetáculo propõe uma viagem pela triste realidade vivida pelos personagens, ultrapassando as fronteiras territoriais e abordando o relacionamento humano como um todo. A atriz Cibele Sampaio, que interpreta Fátima na montagem, disse ao MR Notícias que o espetáculo vai mostrar os dois lados da guerra.
“O conflito é tão antigo que a força que os move ainda é a mesma. Mostrarem as diferenças, crenças e experiências de cada povo, mas também mostraremos as semelhanças e como o escutar um ao outro pode trazer paz”, disse.
Os Meninos e As Pedras têm o objetivo de, através de um conflito específico, trazer à luz a condição humana, que independente do onde e porque brigam, que por causa das diferenças, ficam cegas para as semelhanças, e assim se esquecem de se perguntar, como conviver com as diferenças?
A peça tem no elenco Cibele Sampaio (Fátima) e Thiago Pereira Motta (Yonatan) propõe um debate sobre o tema com crianças e adolescentes; uma tarefa complexa, porém, unindo um texto encantador e extremamente sensível como o de Rogério Toscano e a larga experiência com o gênero infantil da direção e elenco, traz um resultado que se torna emocionante e completamente diferente da abordagem convencional do teatro infantil atual.
Ficha Técnica
Os Meninos e as Pedras
Centro Cultural Ana Maria Berardo
10 de novembro 2023 (única apresentação)
20 horas
R$ 30
Direção: Drika vieira e Carlinhos Rodrigues
Convites a venda no Gilberto Veículos ou pelo site Bilheteria Express