DELEGADO AFIRMA que promessa de lucro fácil faz pessoas caírem em golpes

As vésperas da Black Friday, nossos e-mails, grupos de whats app e as mensagens diretas para nossos números são invadidos com links de promoções, brindes e ofertas imperdíveis, que podem levar o usuário a clicar e ganhar de presente um grande problema.

Com 33 anos de experiência na Polícia Civil da região, o delegado Mauro Truzzi disse que não existe almoço grátis e que a condição financeira, na maioria das vezes, faz com que as pessoas procurem vantagens na internet.

Em entrevista ao MR Notícias, o delegado, que abriu a Semana Jurídica da FAECA Dom Bosco na última segunda-feira (30), disse que a ganância e a promessa de lucro fácil fazem com que a pessoa caiam nos golpes.

“Sabemos que as pessoas tem dificuldades financeiras e vê as vezes a situação abrindo portas. A pessoa, em má situação financeira, busca os meios virtuais e encontra anúncios onde a golpista pede pagamentos adiantados, não libera o empréstimo, pede mais dinheiro e isso é golpe, que pega a pessoa numa situação de desespero. Isso é uma crueldade. A ganância e o lucro fácil fazem que a pessoa caia nos golpes”, disse Mauro.

O delegado disse ainda que as pessoas têm que desconfiar de tudo como sites e links com ofertas que sabemos estar abaixo do valor de mercado.

“Não existe almoço grátis. A desconfiança positiva do cidadão é fundamental para que ele não seja vítima de crimes cibernéticos. Desconfie de sites, não aceite links que você não conheça, bloqueie contatos estranhos. Não existe a pessoa vender por R$ 35 mil um carro que vale R$ 70 mil. A desconfiança é muito valiosa para vítima”, salientou.

Em tempos onde a Inteligência Artificial (IA) cria imagens das pessoas com traços dos estúdios Disney, produz imagens para comerciais de TV e grava músicas com o timbre de voz de cantores já falecidos com Marília Mendonça (que morreu em 5 de novembro de 2021), o delegado não acredita que IA vai substituir uma boa investigação ou a análise de um juiz para proferir uma sentença.

“Há alguns dias, li uma reportagem que questionava uma decisão judicial criada por uma inteligência artificial. A investigação policial é algo muito detalhado, minucioso e pormenorizado. Um dos maiores homicídios cometidos em São Paulo foi derrubado por uma casca de banana. Um detalhe na investigação te faz derrubar um crime. Eu não consigo ver que a inteligência artificial conseguiria desvendar este crime. É tudo muito novo. Alguém imaginaria que existiria computador, celular ou internet? É um campo a ser desbravado. Hoje, eu não vejo a inteligência artificial substituindo, na sua totalidade em todos os detalhes de uma atuação policial. Acho que hoje tudo isso é impraticável”, disse Mauro.

A questão hoje é: se a IA pode criar músicas, comerciais e imagens, ela poderá ser usada para praticar ou cometer crimes?

Semana Jurídica

Nesta terça-feira (31), o advogado Marcos Minuci proferiu palestra sobre Direito Digital e os impactos da evolução tecnológica na ordem jurídica e no encerramento, nesta quarta-feira (1º), o Tenente Alessandro Daleck, falará atuação da Polícia Ambiental e a preservação do Meio Ambiente.

A FAECA Dom Bosco está com inscrições para o Processo Seletivo continuado para os cursos de Direito, História, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

One thought on “DELEGADO AFIRMA que promessa de lucro fácil faz pessoas caírem em golpes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *