DOIS PAPAS, com Anthony Hopkins, dica de filme para o final de semana

dois papas

Fala amigo (a) do MR Notícias, como estão as coisas ? Tomara que tudo bem ! Que tal outra dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (2) na coluna ‘Cinemaníaco’, venho com um filme de 2019, baseado em fatos reais ! E como sempre, nada de spoilers !!!

Leia também
Análise do filme O Conclave

Assisti ‘Dois Papas’ (‘The Two Popes’, no original em inglês), disponível para assinantes da ‘Netflix’. Nele você conhece os bastidores da saída de ‘Bento XVI’ em 2013 e, por sequência, a entrada de ‘Papa Francisco’ logo em seguida.

Acatando com muita honra e alegria a dica do meu amigo Thiago Benedeti, venho com o texto que se torna, além de uma dica, também merecida e humilde homenagem ao Santo Papa, que nos deixou no último dia 21 de abril e ainda não foi substituído. O novo Conclave está marcado para 7 de maio de 2025.


Mas é bom?

Tudo (e apenas) o que o argentino ‘Cardeal Jorge Mario Bergoglio’ (Jonathan Pryce) queria era se aposentar, mas acabou se tornando o Papa. Decidido a viver apenas como um pároco comum em Buenos Aires, ele viaja ao Vaticano a fim de conseguir a assinatura na resignação do então ‘Papa Bento XVI’ (Anthony Hopkins).

Totalmente diferentes nas formas de agir e pensar a Igreja Católica, os dois papas, ao menos, se respeitam. Em meio ao escândalo envolvendo um assessor de ‘Bento XVI’, no qual documentos confidenciais do Vaticano foram vazados para a imprensa, revelando conflitos internos e possíveis casos de corrupção, os religiosos tem conversas e muitas divergências até, finalmente, chegarem a um consenso e a renúncia de ‘Bento XVI’ para a realização de uma nova escolha.

O filme (que sim apresenta partes ficcionais que eu não vou citar) nos faz sentir vários sentimentos durante as mais de 2h de tela como apreensão, curiosidade, tristeza, emoção e até humor. Não, você não leu errado, o longa de drama apresenta boas pitadas de humor entre tanta coisa séria. Eu adorei. É muito bom mesmo.

Hopkins dispensa apresentações como ator e arrebenta na interpretação, assim como o colega Pryce. E caso duvide do humilde jornalista aqui, ‘Dois Papas’ é aclamado e aprovado tanto pelos críticos especializados, quanto pela audiência, que são as pessoas comuns como eu e você (veja as notas mais abaixo).

Como se já não bastasse, o longa foi indicado ainda a quatro categorias no Globo de Ouro (Melhor filme de drama, Melhor ator de drama, Melhor ator coadjuvante e Melhor roteiro), além de três no Óscar (Melhor ator, Jonathan Pryce; Melhor ator coadjuvante, Anthony Hopkins e Melhor roteiro adaptado), ambos em 2020.


Notas*

No ‘Rotten Tomatoes’ o filme é tomate lindaço de fresco: 88% de aprovação dos especialistas e para o público os mesmos 88%. No mega exigente ‘Metacritic’, boas notas: Metascore 75 de 100 para os críticos e um sensacional 7.5 de 10 de nota das pessoas.

Já no ‘IMDb’ a avaliação é praticamente idêntica a anterior, com muito bons 7,6 de 10 das pessoas e Metascore bacana de 75 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente, no ‘Google’, 89% doas pessoas que assistiram disseram gostaram do longa. Minha nota para ‘Dois Papas’ é um 9 de 10.


* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.

Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, play na ‘Netflix’, assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !

Rafael Rossi – jornalista

Mais Lidas