
A ETEC Padre José Nunes Dias de Monte Aprazível sediará nos dias 10 e 11 de outubro o 1º Simpósio InterAgro. Com o tema Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, o evento abordará a viabilidade de implantação de novas tecnologias aliadas à sustentabilidade para o desenvolvimento de diversas áreas do agronegócio.

O simpósio é uma realização da Unidade do Ensino Superior de Graduação – Cesu, em parceria com a Etec Monte Aprazível e Fatec São José do Rio Preto.
O evento também discutirá os aspectos para o fortalecimento do conhecimento e buscará expor a toda comunidade a relação entre tecnologia, inovação e sustentabilidade.
De acordo com o Jarbas Costa, professor da ETEC Padre José Nunes dias, a escola agrícola de Monte Aprazível, os alunos e a comunidade terão uma oportunidade de conhecer novas tecnologias e saber como enfrentar os desafios para implementação de técnicas que visam aumentar a produtividade aliadas a sustentabilidade.
“Tudo evolui. As plantas sofrem modificações genéticas e os equipamentos ficaram mais inteligentes com a internet das coisas e, com isso, você consegue ter um plantio melhor, usando somente o que vai precisar, sem desperdício. Os defensivos são mais seguros e dão melhores resultados. As técnicas de plantio que se usavam há 10 anos, se modificaram, não que não sejam erradas, mas mudaram para melhorar a vida do produtor”, disse Jarbas.
“O produtor hoje tem custo alto de produção e por isso, ele tem que ter uma produtividade maior. O investimento inicial em tecnologia acarretará em um custo de produção menor, com maior produtividade. Abaixar o custo é o grande segredo da produção rural”, conclui.
Durante os dois dias, estão programadas palestras, workshops, oficinas, apresentações de casos de sucesso na região que aliam produtividade e sustentabilidade.
Teresa Cristina Gorayeb, professora da Fatec de Rio Preto e uma das organizadoras do evento, ressalta que o simpósio vai mostrar os trabalhos desenvolvidos pela ETEC e FATEC, promovendo uma integração não só entre as duas unidades, mas também entre escolas de todo o estado.
“É um ato muito importante, unindo a ETEC e a FATEC, e consequentemente ter uma integração entre os projetos realizados pelas duas unidades, de Monte Aprazível e Rio Preto, e assim, fazer com que as outras unidades do estado de São Paulo e todos os alunos que trabalham no seguimento do agronegócio consigam ter uma noção da importância de se unir sempre para o bem comum, para fazer projetos com inovação e tecnologia e a melhoria para todos os seguimentos do agro”, disse.
Além das palestras e apresentações de casos de sucesso na região que aliam produtividade e sustentabilidade, o simpósio será palco para apresentação de trabalhos científicos que foram submetidos a organização do evento.
A inscrição para participação do 1º Simpósio InterAgro é gratuita e deverá ser realizada no site: https://www.even3.com.br/i-simposio-interagro
Programação
Terça-Feira – 10/10
14 horas: Abertura
14h30 – 15h30 Palestra: Cacau SP – Oportunidade de Negócio
15h30 – 15h30 Oficina: Cacau SP – Pós Colheita e Fabricação de Chocolate
17h00 – 18h00 Oficina: Cacau SP – Manejo de Irrigação, Nutrição e Espaçamento
18h00 – 19h30 Apresentação dos trabalhos: Banners
19h30 – 20h30 Atividade Cultural
20h30 – 21h30 Roda De Conversa: Os problemas encontrados pelas profissionais de RH nas contratações e dicas para se preparar para o mercado de trabalho
Quarta-Feira – 11/10
08h30 – 09h30 Palestra: Refrigerantes Poty – Ações que a empresa desenvolve para a sustentabilidade
10h00 – 11h00 Workshop: O Cultivo experimental da Baunilha (Vanilla planifolia)
11h00 – 12h30 Apresentação dos trabalhos
14h00 – 15h00 Workshop: Podcast com Breno Cestonaro – Case do Engenho Don Tapparo – Cachaça Cabaré (egresso da Fatec Rio Preto)
15h30 – 16h30Workshop: Palestra sobre produção de Tilápia no Estado de São Paulo