FAROESTE ‘Silverado’, de 1985, é o filme da coluna desta semana

E aí amigo (a) do MR Notícias beleza ? Espero que sim ! Vamos para mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) !

Na coluna ‘Cinemaníaco’, desta semana, o papo é sobre uma produção de um gênero já falecido, mas que ainda tem muitos fãs: o faroeste (ou bangue-bangue, filme de cowboy, etc…).

Assisti ‘Silverado’, longa de 1985, com elenco cheio de estrelas e disponível para assinantes da ‘Netflix’ ou para alugar na ‘Apple TV’ por R$ 11,90. Filmado já em uma época em que o gênero se encontrava em desuso, o longa fez sucesso graças a quantidade enorme de atores/atrizes icônicos (as) e também à trama movimentada. ‘Silverado’ foi classificado como ‘A Vitória da Civilização Sobre a Selvageria’ (assista e entenda 😉).

Além do costumas tiroteio entre bandidos e mocinhos, vemos na tela corrupção, traição e muito sobre como eram os tempos do velho Oeste, com a submissão das mulheres e o preconceito monstruoso contra negros.

Quatro desajustados (‘Paden’, ‘Emmett’, ‘Jake’ e ‘Mal’) são reunidos pelo destino e conseguem um arco bem interessante de redenção. Eles buscam mudar de vida ao chegarem a cidade de Silverado, dominada por um xerife corrupto.

Mas é bom?

Kevin Costner, Kevin Kline, Danny Glover, Scott Glenn, Linda Hunt, Brian Dennehy, Jeff Goldblum, John Cleese e Rosanna Arquette, duas indicações ao Óscar (Melhor Trilha Sonora e Melhor Mixagem de Som) e notas altas de especialistas e público, é suficiente para você botar fé em ‘Silverado’ ? Se não for, sério. O erro não está no filme. Então é um baita programa, muito bom mesmo. Vale a pena e indico.

Não tenho crítica em relação as atuações. Fica a dica para um Kevin Kostner novinho, todo ‘pimpão’ fazendo graça, indo para cima das meninas e muito mais importante, demonstrando uma habilidade incomum com revólveres nas duas mãos.

Brian Dennehy (homem da lei que se deu mal ao mexer com ‘Rambo’ no primeiro filme da franquia de Stallone) se destaca interpretando novamente um xerife. A trilha sonora, não à toa, foi candidata ao Óscar e o visual do longa (do velho Oeste) é sensacional.


Notas

No ‘Rotten Tomatoes’ os especialistas consagram o filme, tornando-o tomate fresco, com 78% de aprovação e o público segue a mesma linha: 80% aprovam. No ‘Metacritic’ não muda muito: Metascore 69 de 100 dos críticos e nota 7.9 de 10 da audiência.

Já no ‘IMDb’, muito bons 7,2 de 10 das pessoas e Metascore 64 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente no ‘Google’, 70% dos que votaram, afirmam que gostaram do longa. Minha nota é 8,5 de 10.

Já era então ! Partiu pipoca, refri, docinho, aperte o play na ‘Netflix’ e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !

Rafael Rossi – Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *