INFLUENCIADOR É denunciado por propaganda eleitoral antecipada

O influenciador Lucas Ribeiro foi denunciado no Ministério Público Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada. A denúncia foi anônima. Desde o fim do período de filiações partidárias, muitos pré-candidatos a vereador foram para as redes sociais para comunicar suas intenções eleitorais.

Na representação, o denunciante afirmou que Lucas se adiantou na disputa eleitoral, ao contrário dos demais pré-candidatos, postando em suas redes sociais pedido de votos. O texto, ao qual o MR Notícias teve acesso, afirma que o influenciador utiliza seu blog de noticiais para autopromoção fora do período eleitoral. 

O Promotor Eleitoral Andrey Nasser disse no pedido de retirada da publicação que a postagem foi compartilhada na rede social, com a fotografia do pré-candidato, visualmente inserida em arte gráfica típica dos santinhos de publicidade eleitoral, guarnecida de mensagem de campanha.

Segundo o promotor, a publicação configura propaganda eleitoral antecipada, de cunho positivo, a favor do pré-candidato, em razão das características como: Recurso visual próprio das campanhas políticas, nome com conotação de logomarca, e com preparo publicitário da imagem publicada, contendo menção expressa conclamando a população para “seguirem juntos”.

Na decisão da juíza Eleitoral Kerla de Castilho, ela afirma que o conteúdo tem palavras mágicas, indicativas da futura candidatura e que a mensagem apresenta cunho nítido de alusão e incentivo à captura de votos.

“Por isso, observo estar preenchido o requisito do fumus boni iuris (perigo de dano). Por sua vez, quanto ao perigo na demora, tenho que o resultado útil do processo se encontra em risco, uma vez caracterizada a possibilidade de afronta à regularidade do processo eleitoral, face à propagação, em redes sociais, de propaganda antecipada, que, em razão de sua rápida e fácil disseminação, tem o potencial de causar o desequilíbrio na disputa entre os pré-candidatos”, disse a magistrada.

A sentença da Juíza contra Lucas Ribeiro pediu que ele retire em 24 horas a publicação (já retirada) sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

Questionado sob a decisão, Lucas disse ao MR Notícias que está incomodando muita gente com sua pré-candidatura e que vai continuar fazendo seu trabalho.

“Não estou preocupado. Já regularizei a situação e isso não vai me derrubar. Fiz o tinha que fazer o vou continuar a fazer o meu trabalho. Sei que estou incomodando”, disse.

Nesta sexta-feira (03), Lucas fez uma live para comentar o assunto e disse que sabe que fez a denúncia (mas não citou nomes).

2 thoughts on “INFLUENCIADOR É denunciado por propaganda eleitoral antecipada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *