INSS ANTECIPA perícias médicas por telefone; veja como saber se a ligação é segura

INSS começou neste mês a ligar para os segurados para antecipar perícias médicas agendadas para datas distantes. O número utilizado pela autarquia é (11) 2135-0135, que deverá aparecer na tela de chamada do seu celular. O INSS também poderá utilizar o seu SMS 28041 para informar estes reagendamentos.

O órgão informou que não entra em contato para pedir número de documentos, foto para biometria, número de conta corrente ou senha bancária. É muito importante para o segurado saber se tal ligação é segura, portanto, a dica é imprescindível para quem tem pericia medica agendada para data distante e que poderá ser antecipada pelo INSS.

Assim, a autarquia pretende antecipar perícias médicas agendadas para concessão de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio doença) que estão agendadas para mais de 45 (quarenta e cinco) dias .

Agora, para agilizar o contato com o cidadão, a central de atendimento também vai utilizar o número (11) 2135-0135, que deverá aparecer na tela de seu telefone quando o INSS ligar para remarcar atendimento ou para confirmar ou antecipar agendamento de perícia médica ou avalição social.

Caso o cidadão fique em dúvida ou ache que está sendo vítima de golpe, o INSS recomenda que faça uma chamada gratuita para o número 135. O número do SMS da central 135 continua sendo o 28041.

Portanto , caso receba uma mensagem no celular com estes números, quais sejam, (011) 2135-0135 ou SMS 28041 sabia que é o INSS que está entrando em contato.

Neste caso, o INSS somente entrará em contato com o segurado para antecipar, remarcar consulta, dar informação sobre requerimento, entre outros serviços. Se receber ligações solicitando suas informações pessoais ou foto de documento, fuja, é golpe!

Com tal medida o INSS pretende diminuir as filas de pedidos de perícias médicas para concessão de benefícios, que hoje é de 1,1 milhões de pessoas.

Esperamos aplicabilidade nesta nova conduta.

Estamos de olho!

Sobre o autor:
Fabrício Avellar é advogado, especialista em Direito Previdenciário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *