O Juninão, que começa nesta quinta-feira (09), além de ser o evento que promove a cidade e reforça o caixa das entidades sociais de cidade, com a venda de comidas típicas, vai marcar a retomada das festas em Monte Aprazível, depois de dois anos de pandemia.
Também é a oportunidade que os comerciantes esperavam para melhorarem suas vendas.
Neste ano, o evento coincide com o Dia dos Namorados e com previsão de queda nas temperaturas.
Os comerciantes estão eufóricos e já projetam aumento nas vendas e com muito otimismo.
“Após dois anos sem festa, com pandemia e dengue, as festas estão voltando e estamos com com muito otimismo, sempre com muita cautela, com pés no chão e rédeas nas mãos, nosso negócio precisa ser olhado com cuidado, mas com otimismo”, disse Rogério Cury, da Loja do Fadula.
Além do Juninão, os rodeios estão voltando a todo vapor na região e Rogério conta que há algum tempo vem se planejando e reforçando seu estoque.
“Temos notícias de que alguns fornecedores estão demorando 60 dias para entregar. A loja existe há 72 anos e trabalhamos com muito estoque. Eu já vinha fazendo um planejando de compras para não deixar faltar”, disse Rogério.
Um segmento de prestação de serviços que depende basicamente de eventos é o de tratamentos estéticos e cuidados com a beleza, afinal, principalmente, as mulheres, querem ter uma roupa nova e estar bem maquiada e com os cabelos tratados.
Alguns salões já não têm horário na agenda até sábado (12). É o caso do Espaço Elas. Angélica Lima, disse que desde segunda-feira, sua agenda estava lotada e foi preciso estender o horário para dar conta da demanda.
“Uma festa como o Juninão é um evento muito esperado por todos. Principalmente para o comércio e para nós, prestadores de serviços, não é diferente. Algumas clientes estavam ansiosas e agendaram seu horário com até um mês de antecedência”, disse Angélica.
Ela disse que teve um aumento de 50% nos agendamentos de maquiagem e embelezamento do olhar para essa semana.
A lojista Rosa Bote, da Cergatti Calçados disse que expectativa de vendas para o evento e para o Dia dos Namorados é igual o Dia das Mães.
“Dia dos Namorados, Juninão e rodeios que voltaram, reforcei bem o estoque de botas e coturnos e mesmo assim já tem numeração que está bem escassa, nos preparamos bem. É um evento que além dos shows serem bons, há muito tempo não tem nada na cidade e graças a Deus a vida vai retornando ao normal. Nossa expectativa é muito boa”, disse Rosa.
Estudo
As vendas para o Dia dos Namorados deste ano deverão alcançar R$ 2,49 bilhões, com queda de 2,6%, descontada a inflação, na comparação com o resultado da mesma data em 2021, que chegou a R$ 2,56 bilhões.
Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e mostram efeito da inflação, que atinge diversos produtos e serviços relacionados ao período.
O movimento financeiro estimado deverá ser semelhante ao de 2019, ano em que as vendas do varejo atingiram R$ 2,47 bilhões.
No ano seguinte (2020), o setor registrou queda histórica de 21,5% na comparação com o ano anterior, com movimentação de R$ 1,94 bilhão.
Em 2021, houve avanço de 32,2% em relação ao ano anterior, com recuperação nas vendas do Dia dos Namorados.