Jurassic World: Domínio, na coluna de filmes do MR Notícias

Opa e aí amigo (a) do MR Notícias, beleza ? Tomara que esteja bem ! Demorô mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Na coluna ‘Cinemaníaco’, falo de um filme recente que mistura ficção e aventura, com direito novamente aos nossos antigos dominantes do planeta Terra, os dinossauros. O longa de 2022 foi liberado há pouco tempo na plataforma de streaming ‘Prime Video’.

Assisti ‘Jurassic World: Domínio’ (‘Jurassic World: Dominion’ no original em inglês). Confesso que dei o play muito mais por ser fã da franquia do que propriamente por estar no ‘hype’. Isso porque já tinha visto muitas críticas ferozes para cima da obra, mesmo sendo como as minhas, sem spoilers.

Na trama, a terceira da sequência denominada ‘Jurassic World’, os dinossauros passaram a viver – também – nas cidades, ao lado dos seres humanos, gerando perigos e discussões sobre o que fazer e como lidar com eles.

Se assim como eu você ouviu/leu ou acabou sabendo de muitas críticas, calma. Sempre escrevo aqui que você precisa ver para ter a sua própria opinião. E mantenho. Por outro lado, tenho que reconhecer: realmente trata-se do pior de todos os seis filmes.

O pessoal se perdeu mesmo no roteiro, muito ‘viajado’, muito ‘nada a ver’ e sem nexo (mesmo se referindo a algo em que o ser humano conseguiu reviver seres extintos há milhões de anos). Mas claramente a produção acabou com a premissa (não importa se é ficção), totalmente fora da essência dos outros cinco filmes.


Mas é bom?

Pela nostalgia vale a pena assistir. As estrelas do primeiro Jurassic Park (de 1993) e também os novos protagonistas da série ‘World’ se encontram durante os 146 minutos de exibição. E isso é muito legal mesmo. Traz boas memórias da infância e adolescência.

Fora isso, para quem é fã da franquia, também é bacana ver as sequências de ação e drama misturadas nessa aventura típica da ‘Sessão da Tarde’.

E a bilheteria prova isso. Com pouco mais de US$ 265 milhões gastos, o longa faturou mais de US$ 1,004 bilhão, somando o público mundial. Ou seja, não importa em nada o roteiro !!! Com bons efeitos especiais e atuações seguras, ‘Jurassic World: Domínio’ se sustenta mesmo na nostalgia. Para mim a produção é apenas ok, mas vale a pena assistir.

Notas

A crítica especializada caiu de porrada no longa. Já o público foi mais receptivo. Confira: no ‘Rotten Tomatoes’ o filme é tomataço podre para os críticos, já que apenas ínfimos 29% aprovaram, enquanto que as pessoas compraram bem a obra, com 77% aprovando.

No ‘Metacritic’ o cenário é praticamente o mesmo: Metascore 38 de 100 dos críticos e nota 4.9 de 10 da audiência. No ‘IMDb’ a ‘tragédia’ é quase igual: 5,6 de 10 de quem assistiu e Metascore 38 de 100 dos ‘sabidos’.

Finalmente no ‘Google’, avaliação mediana 68% dos que votaram, afirmam que gostaram do longa. Minha nota, com um pouco de boa vontade, é 7 de 10.

Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, aperte o play no ‘Prime Video’ e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !

Rafael Rossi – jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *