Os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo farão plantão no sábado (30) e no domingo (1º), das 11h às 17h. Nos dias 2, 3 e 4 de maio, o horário de atendimento nos cartórios será das 9h às 18h.
O horário especial se deve ao término do prazo, no dia 4 de maio, do prazo para os eleitores transferirem seus títulos, regularizaram sua situação e para os adolescentes que fazem 16 anos até 2 de outubro e menores de 18 que quiserem, solicitar seu título eleitoral.
O Cartório Eleitoral de Monte Aprazível atende também as cidades de Poloni, Nipoã, União Paulista, Sebastianópolis do Sul e Macaubal.
O eleitor também pode regularizar a sua situação através do site do TSE (www.tse.jus.br). Ele tem seu título cancelado depois de faltar e não justificar em 3 eleições consecutivas. Ele também pode consultar sua situação eleitoral no próprio site.
Aqueles que tiveram o título cancelado por não comparecerem às revisões biométricas obrigatórias realizadas em 2019 poderão votar normalmente nas eleições de 2022. Os efeitos do cancelamento foram suspensos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ministro Edson Fachin, afirmou que a prorrogação da suspensão dos efeitos dos cancelamentos é necessária devido ao atual quadro sanitário e à relativa proximidade do período crítico para a força de trabalho nos cartórios eleitorais. Segundo o ministro, todo esse contexto desaconselha ações que possam desencadear um aumento da demanda por atendimento eleitoral.
Os títulos reabilitados para voto em razão da medida voltarão à condição de cancelados quando o cadastro eleitoral for reaberto, após as eleições deste ano.