“Um escritor é antes de tudo um leitor”. É com esta frase que Ariano Suassuna (1927-2014) define os escritores. Membro da Academia Brasileira de Letras, Ariano é autor de um dos grandes clássicos da literatura brasileira, O Auto da Compadecida, adaptada para TV e cinema.
O que começou com uma atividade diferente para aguçar a curiosidade dos alunos, se transformou em uma centena de textos que compõem o livro Corações Adolescentes.
O livro escrito pelos alunos Alice Pindobeira Santa Rosa, Bianca Marques da Silva, Clévia Roberta da Silva Ferreira, Guilhermina Laviano Goulart, Kaily Oliveira dos Santos, Kelly Cristina Paixão de Sousa, Letícia de Sousa Borges, Manuela Vitória Freire Pinto, Mariana Oliveiro Batista, Micaelly Roberta Rodrigues Godoi, Michael Andrade Silva, Nayara Gonçalves Pícolo e Thatiane da Silva Barboza, é fruto do projeto Poesia na Escola.
O lançamento, que aconteceu nesta segunda-feira (27) no Centro Cultural Ana Maria Berardo, teve direito a noite de autógrafo com as estrelas da publicação.
De acordo com Pedro Poloto, assessor de Educação da prefeitura de Monte Aprazível, tudo começou com uma atividade proposta aos professores após a participação deles em um curso de capacitação em 2020, onde o objetivo era estimular os alunos a relatarem através de fotos, o ambiente escolar.
“Uma das alunas (Kaily) fez um relato e narrou com uma poesia dela e professora percebeu a qualidade do texto. Fomos pesquisar e descobrimos que ela tinha mais de 50 poesias escritas. A partir daí, incentivamos os professores a estimularem os alunos de 8º e 9º anos para escreverem.”, disse Pedro.
Morando em Monte Aprazível há seis anos, vinda de Ituberá (BA), Kaily Oliveira dos Santos conta que seu primeiro texto foi escrito com 12 anos e depois, parou.
“Foi o “Amar e viver” e depois disso, não escrevi mais até o ano da pandemia. No finalzinho de 2021, encontrei a plataforma “meu poema” que me levou a querer tentar escrever novamente”, disse Kaily.
Ela conta que a inspiração vem de lugares mais variados, de uma música, de um filme ou até mesmo de alguém especial.
“Alan Dias Castro, foi um dos primeiros poetas que me interessou, e também gosto de Clarisse Lispector”, disse.
“É gratificante. Eu posso dizer que estou vivendo um sonho que eu não sonhei. Eu escrevia como um passatempo prazeroso e jamais imaginei que o poema que escrevi para aquele projeto de português iria gerar tanta repercussão”, comenta Kaily, que completa: “Quero seguir carreira”, finaliza.
Para a coordenadora Pedagógica da Escola Feliciano Sales Cunha, Ana Claudia Marin, ver os textos dos alunos publicados foi extremamente emocionante.
“Temos um grupo e conversamos todos os dias. Eu incentivo, converso como se fossem meus filhos. O sucesso deles é a nossa realização. Foi extremamente emocionante”, disse Ana.
Fã do Neil Gaiman, escritor de romances e contos, Manuela Vitória Freire Pinto conta que começou a escrever poemas por incentivo do professor de produção de texto Celso Luis de Lima, um dos organizadores do livro.
“Minhas inspirações para os poemas vêm de histórias. Eu crio histórias e com base nessas histórias eu crio poemas. Estou muito feliz em ver meus textos publicados”, disse.
Para o futuro, Ana Claudia salienta que a intenção da escola é ampliar o projeto para as outras séries.
“Acho que o projeto tem que ter continuidade, independente de se lançar outro livro ou não. Neste livro, participaram alunos de 8º e 9º anos. Vamos estender para a toda a escola, do 6º ao 9º ano”, conclui.
“Com toda a certeza, isso é uma semente que a gente plantou para cada aluno. Se eles continuarem se desenvolvendo e escrevendo, poderão ser grandes escritores”, finaliza Pedro.
O prefeito Márcio Miguel parabenizou os alunos, professores e todos os envolvidos no projeto.
“Vamos formar primeiramente, cidadãos, cada vez melhores e na sequencia, profissionais cada vez melhores. Eles (alunos) fizeram este trabalho magnífico. Confesso que não li toda a obra, mas vou ler cada página. Vocês estão deixando um marco, já que um trabalho como esse nunca foi feito em Monte Aprazível”, disse Márcio.
O livro
Corações Adolescentes tem 144 textos e foi escrito por 13 alunos de 8º e 9º anos da Escola Feliciano Sales Cunha, organizado pelos professores Graziela Tonon Pavin, Celso Luis de Lima e Valdinei Fernandes e contou com a colaboração de todos os professores de Língua Portuguesa e Produção de Texto.
A Câmara de Vereadores aprovou no ano passado um projeto de lei do prefeito Márcio Miguel criando do projeto Poesia na Escola.
Para custear as 3 mil unidades, que estão sendo distribuídas para os alunos da rede municipal e nas bibliotecas das escolas, a prefeitura desembolsou R$ 40.300,00.