Opa e aí amigo (a) do MR Notícias, como vocês estão, tudo beleza ? Tomara que bem ! Demorô mais outra dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?)
Nesta sexta-feira (30) na coluna ‘Cinemaníaco’, falo de um filme recente que simplesmente envolve paixão, fanatismo, muita música, alegria e tristeza. Peço perdão desde aqui, pois essa coluna será mais extensa, pois envolve muita coisa.
Assisti ainda quando estava nos cinemas ‘Mamonas Assassinas: O Filme’, longa de 2023. Hoje (no dia que estou escrevendo o texto 😉) resolvi sentar e divagar sobre a obra. Demorei, uma porque ainda não havia sido liberado em nenhuma plataforma de streaming grátis, apenas para aluguel (agora disponível para assinantes do ‘Max’), e duas porque é difícil separar o fã enlouquecido dos Mamonas do jornalista que dá dicas de filmes e séries. Ainda também porque a obra recebeu várias críticas duras, algumas muito injustas.
Vamos lá. Não preciso muito falar da história, pois ela é real e a maioria sabe o que aconteceu. Vale mais comentar algumas curiosidades da trama, responder algumas dessas críticas e, sem usar o coração, falar mesmo o que achei. De qualquer forma, se parei para escrever este texto já se subentende que vale a pena cada leitor/internauta, ao menos, assistir para tirar as próprias conclusões.
Mas é bom?
Então. Aí é que tá. Essa resposta depende muito de cada um. Para mim é bom sim. Não espere nenhuma obra de arte, clássico espetacular do cinema nacional, nem nada parecido. Mas é divertido. Tanto que a minha filha de 12 anos (na época, hoje 13) Juliana, que nasceu 15 anos após a morte da banda, adorou.
O filme é divertido, colorido e óbvio, muito cheio de música. Curioso é que você vai descobrindo durante os 95 minutos de tela a história por trás de muitos dos sons clássicos do grupo de Guarulhos, como ‘Lá Vem o Alemão’, ‘Jumento Celestino’, entre outras.
Saiba também como os meninos passaram de uma banda cover ‘séria’ para uma turma roqueira engraçada, com músicas hilárias e paródias.
Mas tem problemas
Como mencionei, tirando o coração de lado, tenho que reconhecer que a obra apresenta erros. Primeiro, porém, é preciso deixar claras algumas situações: tudo já estava praticamente gravado para ser uma série e, não se sabe o motivo, virou um longa metragem para os cinemas.
Só aí já devemos amenizar as críticas, porque o orçamento é mais baixo, a forma de filmar e o roteiro são diferentes. Praticamente todos os trabalhos são alterados na comparação série-filme. Segundo – e muito importante – as famílias ‘palpitaram’ em tudo e vetaram muita coisa.
Uma pena que a montagem ficou bem ruim devido a essas mudanças ordenadas pelas famílias. A alteração de seriado de streaming para filme de cinema acabou passando um ar de improviso. Por motivos financeiros, jamais seria tudo refilmado visando às telonas.
Com isso, algumas dessas músicas que eu citei, que você tem o prazer de saber como foram concebidas, sequer aparecem sendo cantadas. Por clara influência dos familiares todo o luto, velório e a comoção nacional pela morte do grupo não foi colocado no filme, o que cinematograficamente falando, é imperdoável.
Esse lado triste faz parte da história dos Mamonas Assassinas e não era para ser retirado (vide obras sobre Ayrton Senna, por exemplo). Mas provavelmente seria complicado demais para as quatro famílias reviverem toda aquela dor.
Dito tudo isso, vi críticas na internet como “pior filme do mundo” ou “o ator que faz o vocalista não tem o carisma que o Dinho tinha”. Sinceramente? ‘pior filme do mundo’ vai de cada um. Nem vou comentar.
Quanto ao Dinho, me responda sinceramente: qual ser humano vivo (ator ou não) vai conseguir representar e chegar ao mesmo nível de carisma do verdadeiro? Resumindo: assista você amigo (a) e construa a sua própria opinião, que é o que mais vale.
Notas*
No ‘Rotten Tomatoes’ não encontrei nenhuma menção sobre o filme, assim como aconteceu da mesma forma no ‘Metacritic’. Já no ‘IMDb’ nota mediana de 5,1 de 10 das pessoas e não existe Metascore dos ‘sabidos’, apenas cinco avaliações individuais.
Finalmente no ‘Google’, avaliação é boa, com 74% dos que votaram, afirmando que gostaram do longa. Minha nota para ‘Mamonas Assassinas, O Filme’ é 7,5 de 10.
Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.
Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, aperte o play no ‘Max’ e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração.
Rafael Rossi – jornalista