MÁRCIO ENVIA pela segunda vez projeto para retroagir data do Estatuto dos Servidores

O prefeito de Monte Aprazível Márcio Miguel (PSDB) enviou nesta quarta-feira (13), projeto de Lei Complementar para alterar para 1º de março de 2023 a data de vigência da lei que criou o estatuto do servidor público.

A lei foi aprovada no dia 4 de abril. No mês passado, o MR Notícias já havia adiantado que o prefeito buscava assinaturas para enviar a proposta novamente. De acordo com o regimento interno da Câmara, projetos rejeitados só podem ser analisados novamente no ano seguinte ou no mesmo ano que foi rejeitada, mas, com a assinatura de cinco vereadores.

Na justificativa, Márcio o prefeito diz que a mudança visa é garantir um marco para aplicação do estatuto, garantindo segurança jurídica aos servidores.

“Com a aprovação do presente projeto, os servidores serão impactados do seguinte modo: Não haverá a necessidade de devolução dos valores recebidos; não haverá diminuição da remuneração referente ao período de 01/03/2023 a 04/04/2023; terão mais segurança jurídica quanto à situação do estatuto e da remuneração; será anotada na CTPS como 01/O3/2O23, a data de alteração do regime jurídico, de celetista para o estatutário”, diz o prefeito.

Para que o projeto possa ser analisado pela Câmara de Vereadores, é preciso que cinco dos nove vereadores assinem o pedido do prefeito. A assinatura vale somente para receber o projeto, sem análise de mérito e constitucionalidade. Caso os vereadores assinem, mérito e constitucionalidade serão analisados nas comissões e no plenário.

O presidente da Câmara Marcos Batista (PV) convocou para esta sexta-feira (15), reunião para discutir a proposta e colocar o pedido do prefeito para que os vereadores favoráveis a aceitem ou não analisarem o projeto de emenda.

Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira, a prefeitura disse que, caso o projeto seja reprovado, os servidores municipais terão que devolver parte do salário, anuênio, quinquênio, sexta parte e adicional de nível universitário, recebidos entre o dia primeiro de março e quatro de abril deste ano.

Contexto

Com um placar de 7×2, no mês de agosto, os vereadores impuseram uma derrota ao prefeito ao aprovar uma emenda à Lei Complementar 02/2023, retirando da proposta o artigo que retroagiria os efeitos da lei do estatuto dos servidores.

Votaram a favor da retirada do artigo os vereadores Ailto Faria, Migalha, José Carlos Chiaveli, João Carlos Ferreira, Hélio Polotto, Marcos Batista e Tiago Demonico. Votaram a retirada da emenda Luiz Sidinani e Donaldo Paiola.

Live

Nesta quinta-feira (14), o prefeito Márcio Miguel fez uma transmissão nas redes sociais para explicar os motivos para reenviar o projeto. Ele comparou o projeto que retroage os efeitos da estatuto ao projeto de revisão, que sempre é enviado em março, retroagindo os efeitos para janeiro.

Márcio disse que esta será a última saída para acertar a situação dos servidores e caso não haja aprovação, os benefícios pagos no mês de março serão descontados. O prefeito disse que o projeto foi rejeitado devido ao relatório da CCRJ (Comissão de Constituição, Redação e Justiça).

“Saibam que com base nessa decisão, do acórdão, que mandou cortar a gratificação de vocês, que vocês receberam após o acórdão, já esta configurado enriquecimento ilícito do funcionário. Caso o servidor não acerte com o município, isso é passível de processo administrativo ação de improbidade contra o funcionário”, disse.

O prefeito pediu aos servidores procurem os vereadores para pressioná-los a assinarem o pedido de recebimento do projeto nas comissões, para que haja debate no plenário.

Notícias relacionadas
MÁRCIO BUSCA assinaturas para reenviar projeto que retroage data do estatuto dos servidores
SERVIDORES TERÃO que devolver adicionais pagos no mês de abril
CÂMARA REJEITA “jabuti” em projeto de alteração no Estatuto do Servidor
MÁRCIO SANCIONA estatuto dos servidores públicos; lei já foi publicada
PLACAR APERTADO de 5 a 4 na Câmara salva salário dos servidores

RADAR: Servidores articulam paralisação e miram eleição no Sindicato
PREFEITO PROTOCOLA projeto de regularização de salários dos servidores
SERVIDORES LOTAM câmara e cobram projeto para evitar corte nos salários
TJ-SP DECLARA inconstitucionais adicionais de servidores da Prefeitura
“OU CORTA as gratificações ou muda para estatuário” diz Marcio

2 thoughts on “MÁRCIO ENVIA pela segunda vez projeto para retroagir data do Estatuto dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *