MCOM autoriza instalação de 5G; famílias do CADÚnico tem direito a antena grátis

5g

O Ministério das Comunicações (MCom) liberou a instalação de infraestrutura para sinal de 5G em 350 cidades do Sudeste, inclusive, em Monte Aprazível. O estado de São Paulo teve a maior quantidade de liberações, com 325 municípios, seguido do Espírito Santo com 16 municípios beneficiados e, por fim, o estado de Minas Gerais com 9 cidades.

Na região, por exemplo, as cidades de Monte Aprazível, Nipoã, Neves Paulista, Nhandeara, Tanabi, União Paulista e Votuporanga estão entre as autorizadas a receber o sinal 5G. Veja as cidades beneficiadas no final do texto

As novas estruturas poderão ser instaladas a partir do dia 4 de dezembro. A decisão parte do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), que se reuniu na quarta-feira (29) e já contemplou, em todo país, aproximadamente 172 milhões de brasileiros.

Segundo levantamento do MCom, no total, 3.079 municípios efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis.

As autorizações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku.

 O edital do Leilão do 5G também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.

Na região sudeste também serão aptas a receber a faixa de frequência 3.5 GHZ, os capixabas de Conceição da Barra, com 27.498, Santa Teresa, com 22 mil de contemplados, Dores do Rio Preto, com 6.596 habitantes e Ibatiba com mais de 25 mil pessoas beneficiadas.

A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

Antena nova

Famílias de menor renda já podem fazer o agendamento para receber o kit com a nova parabólica digital. O serviço é gratuito para pessoas inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que têm a parabólica tradicional funcionando em casa.

O trabalho é realizado pela Siga Antenado, entidade criada por determinação da Anatel que é responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku).

A substituição é necessária porque, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar. Isso significa que, quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV.

O modelo tradicional também corre o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região.

Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.

Para saber se você tem direito ao kit gratuito, acesse o site https://sigaantenado.com.br/ ou ligue para o número 0800-729-2404, que também funciona como WhatsApp. Informe seu número de CPF ou do NIS (número de Identificação Social). Se você fizer parte de algum programa social do Governo Federal, poderá continuar respondendo ao formulário.

Se você estiver dentro dos critérios obrigatórios – estar inscrito no CadÚnico e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando – será direcionado para o chat e poderá escolher o melhor dia para que um dos técnicos da Siga Antenado vá até a sua casa.

Listas das cidades beneficiadas

Mais Lidas