MUTIRÃO DA OAB vai atender vítimas de violência doméstica

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Monte Aprazível realizará na próxima quinta-feira (9) um mutirão de atendimento de vítimas de violência doméstica.

De acordo com Audria Trídico Junqueira, presidente da OAB de Monte de Aprazível, estarão participando diversos advogados da comarca.

“Fizemos reuniões com os advogados e com toda a rede do município: Judiciário, Ministério Público, Prefeitura, Saúde, Educação e Conselho Tutelar para identificar os serviços oferecidos e a depender do caso, a vítima já sairá encaminhada com orientação para buscar o serviço correto” disse Audria.

O mutirão será feito na Casa do Advogado, em salas individuais de atendimento, com sigilo total.

Segundo Audria, todas as pessoas que sofreram algum tipo de violência doméstica, podem procurar o mutirão, mesmo sem estar prontas para entrar com uma ação judicial, se for o caso.

“O mutirão será para esclarecimentos. As mulheres precisam saber dos direitos dela e tem direito de ser ouvida e que ela não merece viver sob violência e pressão psicológica”, completa.

De com a advogada Isabela Laguna, presidente a Comissão da Mulher da OAB, o mutirão não será restrito ao atendimento de mulheres.

“Sabemos que existe violência contra crianças, idosos e homens também. Hoje são registrados casos de violência física e psicológica. Vamos conversar e orientar a população para buscar tratamento médico, psicológicos e outros”, disse.

De acordo com dados da Secretária de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), foram registrados 5 casos de estupro em 2020, 15 em 2021 e 13 em 2022.

Audria afirma que em alguns casos, a duração dos casamentos muito curta faz com que os casos de violência aumentem.

“Entendo que hoje as famílias estão vulneráveis. A troca de companheiros na casa está possibilitando o número abusivo de estupros. Quando comecei a advogar, acontecia um caso de estupro a cada cinco anos. Era difícil a própria vítima conseguir denunciar. Hoje a mídia, as escolas estão fazendo seu trabalho. Se a vítima dá entrada em um hospital, o caso já é comunicado e isso fortalece a vítima denunciar”, disse.

Serviço

Mutirão de Atendimento de Vítimas de Violência Doméstica
Local: OAB Monte Aprazível. Rua São João, 404 – Centro
Data: 09 de março
Horário: a partir das 10 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *