Olá amigo (a) do MR Notícias, tudo bem por aí ? Tomara que sim ! Vamos para mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (8) na coluna ‘Cinemaníaco’, vamos, depois de bastante tempo, falar de um filme de super-herói de quadrinhos. A hora e a vez é de um dos últimos grandes sucessos da Marvel. Relaxa que é sem spoilers…
Assisti ‘Pantera Negra, Wakanda Para Sempre’ (‘Black Panther, Wakanda Forever’ no original em inglês), longa de 2022, com grande elenco e disponível para quem assina ‘Disney+’. Confesso que relutei muito tempo para assistir.
O motivo? Sabia que seria um filme triste e emocionante para quem é fã do MCU, do personagem ‘Pantera Negra’ e, principalmente, do falecido ator Chadwick Boseman. Sim, o longa é, entre outras coisas, uma grande e merecida homenagem a Boseman, que nos deixou em 2020, com apenas 43 anos. E não deu outra, lágrimas caíram por aqui…
Vale lembrar que o roteiro teve que ser todo refeito com a morte do ator, já que o destino do personagem nem de longe era a morte no segundo filme. Dito isso, a trama é muito boa, mas extremamente triste, principalmente para a princesa ‘Shuri’, que assume o manto do ‘Pantera Negra’.
A atriz Letitia Wright esbanja talento e emoção. E o sofrimento da personagem transmite muita realidade, já que transcende claramente para a vida real, devido a passagem do ex-colega de trabalho, Chadwick Boseman.
Mas é bom?
Além de toda a emoção, o longa tem uma trilha sonora sensacional, imagens maravilhosas, fotografia linda e uma trama muito bem costurada. Wakanda está diante de uma das maiores ameaças da própria história: o rei Namor de Talocan, antiga civilização subaquática (Tenoch Huerta Mejía).
Ele quer guerra contra o mundo acima dos oceanos e tenta obrigar as forças de Wakanda a ajudá-lo. Como não consegue, o conflito está instaurado.
Além de grandes lições durante os 161 minutos de tela, vemos ótimas cenas de ação/luta e muito boas atuações dos coadjuvantes. Nas bilheterias, o filme foi sucesso absoluto com uma renda de US$ 859,2 milhões (para um orçamento de US$ 250 milhões) e ótimas análises da crítica e do público (veja notas abaixo). Portanto, sim. É muito bom e vale a pena.
Recomendo também pelo fato de você não precisar ter assistido todo o universo compartilhado da Marvel para entender. Basta ter assistido o primeiro ‘Pantera Negra’ para se divertir e se emocionar muito.
Notas
No ‘Rotten Tomatoes’ os especialistas adoraram o longa, tornando-o tomate fresco, com 83% de aprovação. O público vem com uma aprovação maior ainda: 94%. No ‘Metacritic’, um dos mais exigentes sites, as avaliações caem um pouco, mas seguem boas, com Metascore 67 de 100 dos críticos e nota 5.2 de 10 da audiência.
Por fim, no ‘IMDb’ quase igual: 6,7 de 10 das pessoas e Metascore 67 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente no ‘Google’, o pessoal já foi mais parecido comigo, pois 82% dos que votaram, afirmam que gostaram do longa. Minha nota é 9 de 10. Tirei um pontinho porque acho que o diretor Ryan Coogler exagerou na câmera lenta em várias cenas. Mas nada que atrapalhe a experiência.
Partiu então ! Estoura aquela pipoquinha, pega o refri, separa o docinho, aperte o play no ‘Disney+’ e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !
Rafael Rossi – Jornalista
Amante de cinema, séries, desenhos e animações