
No dia 9 de outubro de 2022 entraram em vigor novas regras para a rotulagem nutricional com mudanças na tabela de informações nutricional e também a tabela agora tem que vir na parte da frente da embalagem. As empresas tiveram um ano para adequação de suas embalagens, que terminou ontem, nove de outubro e a partir de agora, as regras já estão vigentes.

Já produtos de fabricados por agricultores ou empreendedores rurais familiares, empreendimento econômico solidário, microempreendedor individual, agroindústria artesanal e alimentos de produzidos de forma artesanal tem o prazo de mais 1 ano para se adequar entrando em vigor na data de 9 de outubro de 2024
Bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis devem sofrer a substituição gradual dos rótulos tendo como ultimo prazo para adequação 09 de outubro de 2025.
As novas normas têm como objetivo melhorar a clareza dos rótulos para o consumidor para escolhas alimentares mais conscientes. AS mudanças foram estabelecidas pela RDC 429 e instrução normativa numero 75, publicadas em outubro de 2020
• até 09 de outubro de 2025 (36 meses da data de vigência da norma) para as bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, observando o processo gradual de substituição dos rótulos. As mudanças na rotulagem foram estabelecidas pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429 e Instrução Normativa nº 75, publicadas em outubro de 2020. O objetivo das normas é melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos e, assim, auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes.
Conheça como será a nova rotulagem nutricional:

Tabela de Informação Nutricional passa a ter apenas letras pretas e fundo branco trazendo melhor visualização para o consumidor, também passa ser obrigatória a declaração de açúcares totais e adicionados, do valor energético e de nutrientes por 100 g ou 100 ml, para ajudar na comparação de produtos, bem como o número de porções por embalagem.
A tabela deve estar localizada, em geral, próxima à lista de ingredientes e em superfície contínua, não sendo aceita divisão e não pode ser apresentada em áreas encobertas, locais deformados ou regiões de difícil visualização
A maior inovação fica por conta que a rotulagem nutricional frontal é um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem para mostrar ao consumidor de forma simples e clara que ele está levando um alimento com alto conteúdo de nutrientes que podem pôr em risco saúde.
O símbolo escolhido foi a lupa para identificar o alto teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio e deve ficar à frente do rótulo em lugar de fácil visualização.
Confira os modelos:

Daiane Brayer
Nutricionista especialista em Funcional e Esportiva