O Caminho de Volta’, estrelado por Ben Affleck, na coluna Cinemaníco

Fala meu amigo (a) do MR NOTÍCIAS, Tudo bem ? Tomara que sim !! Nesta sexta-feira (29) na coluna ‘Cinemaníaco’ tem drama e lição de vida em um longa com ótimas avaliações de crítica e público !!!.

Assisti ‘O Caminho de Volta’ (‘The Way Back’, no original em inglês), obra de 2020, disponível nas plataformas ‘Prime Video’ e ‘HBO Max’. Quem não tem nenhuma dessas ainda pode alugar – por um precinho ‘salgado’ no ‘Youtube’, ‘Google Play Filmes e TV’ e ‘Apple TV’ (todos por R$ 19,90 cada). Ben Affleck (o ‘Batman’ de ‘Liga da Justiça’) estrela a obra com uma belíssima atuação. Aliás, Affleck teve que reenfrentar fantasmas do passado, já que na vida real passou pelo mesmo problema do personagem: o alcoolismo.

No filme, o astro interpreta ‘Jack Cunningham’, um ex-jogador de basquete universitário que abandonou o esporte no auge, atormentado pela separação da mulher, a doença do filho e o vício pelas bebidas alcoólicas que só vai aumentando. ‘Cunningham’ esconde o problema das pessoas, chegando a beber durante o trabalho, disfarçando ao colocar no copo álcool no lugar do café.

O ex-atleta é convidado para ser treinador de um time de basquete universitário. Ele hesita, reluta, mas acaba aceitando. Aos poucos, começa a fazer a diferença no esporte e também na vida dos garotos. A dependência também diminui, mas uma tragédia faz com que ele ceda e volte a beber.


Mas é bom?

Apesar de alguns pontos clichês inseridos no roteiro, as lições passadas por ‘O Caminho de Volta’ são profundas e extremamente necessárias para crianças, adolescentes e adultos. Toda a decadência, as quedas (algumas literais) que o alcoolismo causa são mostradas em tela de maneira bem clara. A atuação de Affleck – não à toa – é extremamente elogiada pela crítica especializada.

O ator precisou ter uma cabeça muito boa para passar novamente (mesmo que apenas atuando) pelos dramas que já tinha sofrido na vida pessoal. Realmente ao ver o personagem acabamos nos importando e torcendo por ele. Então sim, o filme é muito bom mesmo. Prende, te deixa ansioso (a) e ainda surpreende no final. Recomendo !!!


Notas

No ‘Rotten Tomatoes’ o longa é tomate fresco, com esplêndidos 84% de aprovação dos críticos especializados e da mesma maneira o público, também com 84% aprovando. No ‘Metacritic’ um pouco mais baixo, mas ainda bom, com Metascore 66 de 100 dos especialistas e a audiência seguindo a mesma linha, com 6.6 de 10. Por fim, no ‘IMDb’ as avaliações são parecidas com o anterior, com a audiência avaliando com 6,7 de 10 e o Metascore dos críticos é 66 de 100. Minha nota é 8,5 de 10 ! No ‘Google’, entre os que deram nota, 64% afirmaram que gostam.

Bora lá então ! Estoure a pipoca, pegue o refri, aquele docinho, aperte o play no ‘Prime Video’ ou no ‘HBO Max’ (ou ainda em uma das plataformas que alugam) e divirta-se !!! Ótimo programa !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo filme e um fim de semana maravilhoso, além claro, de um 2024 abençoado e maravilhoso. Abração!

Rafael Rossi – Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *