
Fala amigo (a) do MR Notícias, tudo bem ? Desejo que sim ! Partiu mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (25) na coluna ‘Cinemaníaco’, venho com um filme de 2025 (ainda em cartaz nas telonas), que mistura animação com live action e é sobre o game de maior sucesso em todos os tempos. E como sempre, nada de spoilers !!!

Assisti ‘Um Filme Minecraft’ (‘A Minecraft Movie’, no original em inglês), Com Jack Black e Jason Momoa, e contei com a ajuda da minha filha Juliana para fazer as comparações com o vídeo game, já que ela é uma especialista em ‘Minecreaft’ e eu, apesar de conhecer, nunca joguei.
Se aproveitando de um jogo que não tem muita história, que é tipo de montar e desmontar, ou criar e destruir coisas, a direção e produção puderam, ao mesmo tempo, colocar itens idênticos buscando a nostalgia dos jogadores e também criar novidades ou mesmo adaptar outras situações do game.
Mas é bom?
Na trama você conhece ‘Steve’ (Jack Black), além de ‘Garrett ‘O Lixeiro’ Garrison’ (Jason Momoa) e os outros humanos que acabam indo parar no Mundo Superior, a fantástica terra onde tudo o que você imagina pode criar.
O lugar está em perigo porque a porca ‘Malgosha’, líder dos ‘piglins’, que vivem em outro reino, deseja tomar o poder e acabar com tudo no Mundo Superior. ‘Stevie’ e a galera nova, em meio a altas aventuras (bem ‘Sessão da Tarde’ mesmo), vão lutar para que isso não aconteça.
Os gráficos são maravilhosos, o roteiro é muito simples, mas engraçado. Por outro lado, alguns personagens estão meio que sobrando, tipo, não fazem a menor diferença aparecerem ou não (assista !). Os roteiristas e produtores – de forma muito esperta – incluíram na trama seres e itens extremamente raros no game, como os esqueletos montados em aranhas, a simpática ovelhinha rosa e o jockey de galinha, além de muito humor (cena da galinha assada por exemplo). O ‘chefão’ do jogo, ao menos na minha ótica, não foi colocado no filme de propósito, já que, pela cena pós-crédito, claramente haverá uma continuação.

Ao utilizarem de forma muito inteligente as licenças poéticas que cabem numa adaptação de game para cinema e, ao mesmo tempo, criarem um universo extremamente parecido com o original, crível e divertido, pode se concluir que sim, fizeram um filme muito bom. Embora claramente o público alvo seja crianças, já que é bobinho em determinados momentos (fica o aviso).
Notas*
Sucesso de bilheteria, ‘Um Filme Minecraft’ se tornou rapidamente o longa mais assistido em 2025. Mas, divide nas opiniões. No ‘Rotten Tomatoes’, por exemplo, é tomate podre para os especialistas, já que tem apenas 48% de aprovação, enquanto que é ótimo para o público, que 86% aprova.
No exigente ‘Metacritic’, notas apenas medianas: Metascore 45 de 100 para os críticos e 5.5 de 10 das pessoas. Já no ‘IMDb’ a avaliação é parecida com o anterior, com um regular 5,9 de 10 das pessoas e Metascore baixo, de 45 de 100 dos ‘sabidos’. Finalmente, no ‘Google’, 84% doas pessoas que assistiram disseram gostaram do longa. Minha nota é um 8 de 10.
* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.
Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, corre para o cinema mais próximo, que ainda está em cartaz, assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração.
Rafael Rossi – jornalista