
Fala amigo (a) do MR Notícias, beleza por aí ? Tomara que tudo bem ! Bora pra mais uma dica de filme ??? Antes de mais nada, bom dia, boa tarde, boa noite… Boa madrugada (?) ! Nesta sexta-feira (7) na coluna ‘Cinemaníaco’, venho com um filme com mais indicações ao Óscar 2025: são 13 categorias na disputa. E lógico, sem spoilers !!!

Assisti o musical e drama ‘Emilia Pérez’, de 2024, que estreou nos cinemas neste último dia 5 de fevereiro. Trata-se do filme de língua não inglesa que recebeu mais indicações na história da premiação.
São três a mais que ‘O Tigre e o Dragão’, em 2001, e ‘Roma’, em 2018, os antigos recordistas. Sim, eu sei. O longa e a protagonista Karla Sofía Gascón se meteram em polêmicas e isso vai influenciar nas votações. De qualquer forma, ainda assim é um feito enorme o que já conseguiu essa produção francesa.
A trama nos apresenta Juan “Small Hands” Del Monte (Gascón), um chefão do tráfico que deseja mudar de vida e de sexo. Para isso, ele contrata a advogada ‘Rita Moro Castro’ (Zoë Saldaña) para fazer o ‘meio de campo’, encontrar médico, clínica, etc para o procedimento fora dos holofotes, em algum lugar que não seja nem no México e nem nos EUA. Enquanto isso, ele paga para que ela realoque a esposa e os filhos para longe do mundo do crime, na Suíça.
Mas é bom?
Arrependida dos delitos que cometeu antes de se tornar uma nova pessoa, ‘Emília Pérez’ funda uma ONG para ajudar as famílias mexicanas a encontrar os entes desaparecidos (praticamente todos mortos) durante os combates e chacinas protagonizadas pela guerra do tráfico.
Tendo ‘Juan Del Monte’ sido dado como morto, anos depois, agora como ‘Emília’, reencontra com a advogada e a contrata novamente para trazer a antiga família de volta para o México. Rita se torna o braço direito dela na ONG.
Tudo vai bem até que os fantasmas do passado criminoso reencontram de maneira forte e perigosíssima com ‘Emília’. É um filme extremamente forte, emocional e triste. Prepare o lencinho.
A história é tão forte que nem mesmo as partes musicais (cantadas) não me incomodaram, mesmo eu não sendo um fã de carteirinha do gênero de filme ‘musical’. Então, respondendo: sim. É muito bom. Não, não acho que mereceu 13 indicações ao Óscar, não acho que seja espetacular nesse nível, mas sim é muito bom filme.
Notas*
Especialistas e público não concordam entre si nas avaliações, pois as notas são distintas no ‘Rotten Tomatoes’, onde é tomate fresco para os críticos, que aprovam em 73% e péssimo para o público, pois só 17% aprovaram.
No ‘Metacritic’, avaliações boas com Metascore 70 de 100 dos especializados e a audiência um regular 6.3 de 10. No ‘IMDb’ a mesma linha do anterior, com 5,6 de 10 das pessoas e Metascore 70 de 100 dos ‘sabidos’. Já no ‘Google’, apenas 19% das pessoas que assistiram, declararam que gostaram do longa. Minha nota para ‘Emília Pérez’ é 8 de 10.
* Os números mudam a todo instante conforme novas avaliações são incluídas em cada site. As notas apresentadas aqui são as referentes ao horário em que a coluna foi postada.
Bora lá então ! Pegue a pipoquinha, o refri, aquele docinho, corre para a sala do cinema, assista e divirta-se !!! Ótimo filme !!! Espero que você que leu até aqui tenha curtido a dica. Lhe desejo um ótimo programa e um fim de semana maravilhoso. Abração !
Rafael Rossi – jornalista