A Paróquia Senhor Bom Jesus de Monte Aprazível comemorou nesta quinta-feira (22) 100 anos de sua fundação com missa solene presidida pelo Bispo Diocesano Dom Vilar.
Centenas de fiéis lotaram a Igreja Matriz para acompanhar e missa do Jubileu de 100 anos da Paróquia.
A História da Paróquia Senhor Bom Jesus se confunde com a fundação de Monte Aprazível. A cidade foi fundada em 1898.
Para o ex-prefeito e historiador Luiz Carlos Canheo, a construção a igreja e a criação da paróquia impulsionaram o crescimento da cidade.
“Naquela época, a população que aqui vivia queria um padre na cidade, pois só tinha missa com um padre uma vez por ou quando o Bispo de São Carlos, Dom José Marcondes Homem de Mello, estava de passagem pela região”, disse Canheo.
Objetivo da igreja e do governo, segundo Canheo, com a criação do distrito paz de paróquia, era incentivar o desenvolvimento das cidades na região noroeste de São Paulo.
Dois anos depois, João Busto Moreno doou as terras necessárias para formação do patrimônio, tendo como fundador o Capitão Porfírio de Alcântara Pimentel, oriundo de Monte Alto.
A construção da Igreja do Senhor Bom Jesus, iniciada em 1919, deu maior dinamismo à construção urbana, principalmente após a instalação da Paróquia.
Bispo Dom Vilar, que presidiu a Solenidade do Centenário, em sua homilia, disse que a história da Paróquia é uma história bonita.
“A Paróquia surgiu através do pedido de um leigo, a Dom José Marcondes Homem de Melo, quando a diocese era em São Carlos, que se inspiraram nesse desejo de ser igreja, com a presença de um padre. Angelo Laguna foi o primeiro a ser designado”, disse Dom Vilar.
Padre Rafael, Pároco da Matriz Senhor Bom Jesus disse história da paróquia é rica, fecunda e feliz.
“Quantas homens e mulheres aqui se doaram e estão doando, colaborando no presente com o reino de Deus. Que benção é Monte Aprazível, uma terra fecunda que louva o Senhor Bom Jesus”, disse Padre.
“Minha gratidão a todos que nos ajudaram. O Centenário foi um sonho que muitos abraçaram”, continuou Padre.
Estiveram presentes o Prefeito Marcio Miguel e o vice Valmir Salvioni, o presidente da Câmara eleito para o biênio 2023/24 Marcos Batista e os vereadores Hélio Poloto e Tiago Demônico. Frei Francisco, que antecedeu Padre Rafael na paróquia também marcou presença na missa solene, além do Padre Cido Barcelos, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Vila Araújo) padres da região.
Representantes das capelas e comunidades que integram a Paróquia Senhor Bom Jesus e movimentos pastorais também participaram da missa.
No último domingo, (18), a cápsula do tempo com textos e objetos foi lacrada dentro da Igreja Matriz e será aberta em 2052.