POSTO CENTRAL fará plantão para testes de HIV e Sífilis neste sábado

A Assessoria de Saúde da prefeitura de Monte Aprazível realizará neste sábado (02) a Campanha Fique Sabendo, para realização de testes rápidos de HIV e Sífilis. A ação acontecerá somente no Posto Central, das 7h30 as 12h30.

No Dia Mundial da Luta Contra a Aids (1º de dezembro), a ação da Secretaria de Estado da Saúde e dos municípios e irão promover ações de intensificação de testagem de HIV e Sífilis nas populações mais expostas às doenças.

Por todo o Estado, deverão deverão ser feitos 365 mil exames, em sua grande maioria realizados pelo método rápido, com resultado no mesmo dia. Serão 150,1 mil testes rápidos de HIV e 148,8 mil de sífilis, com oferta também de exames convencionais (37,9 mil de HIV e 28,2 mil de sífilis).

Além dos testes de HIV e Sífilis, em Monte Aprazível, a Saúde fará testes de Hepatite B e C. De acordo com Érica Silva, Chefe da Vigilância Epidemiológica, serão feitas ações complementares do outubro Rosa e novembro Azul, com a coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia e PSA atualização da carteira de vacinação. É necessária a apresentação de RG, CPF, cartão do SUS e carteira de vacinação.

Sobre HIV e sífilis

Ambas as doenças podem ser transmitidas ou adquiridas através da relação sexual desprotegida, ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. Também pode ocorrer transmissão congênita, ou seja, quando as crianças já nascem portadoras dos vírus.

Nem toda a pessoa que se infecta pelo HIV tem Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Isto porque algumas pessoas podem não desenvolver sintomas mesmo após a infecção e neste caso, passam a viver com o vírus.

A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo HIV e surge quando o organismo apresenta baixa imunidade, facilitando o aparecimento de outras infecções oportunistas. O primeiro caso da doença ocorreu em SP em 1980 e, até junho de 2020, foram notificados 281.093 casos de Aids. Até junho de 2021, foram 121.919 infecções pelo HIV.

Há também três classificações da sífilis: a adquirida, por meio de relação sexual; a congênita, por transmissão vertical (da mãe para bebê); e gestacional (infecção no período de gestação). Em SP, dados preliminares apontam 14.621 casos de sífilis adquirida em 2021, 1.726 de sífilis congênita e 5.366 casos de sífilis em gestantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *