A juíza Kerla Karen de Castilho, titular da 1ª Vara da Comarca e Diretora do Fórum de Monte Aprazível, conversou recentemente com os prefeitos da região, conforme o MR Notícias antecipou no dia 9 de maio.
A intenção da juíza era propor aos prefeitos, Márcio Miguel (PSDB), Junior Montanari (DEM) de Poloni e José Pedro Rampim (PSDB) de Nipoã, uma parceria para reformar o prédio do Fórum da Comarca de Monte Aprazível. Além da juíza e dos prefeitos, participou da reunião a presidente da OAB de Monte Aprazível Dra. Audria Trídico Junqueira.
Os prefeitos aceitaram colaborar com a reforma proporcionalmente ao número de habitantes de cada cidade, mas, existe um nó não tão fácil de desatar. Ainda não se sabe o valor da reforma do Fórum, mas um fonte relatou que ela pode passar dos R$ 3 milhões devido ao estado das instalações do prédio.
Este nó foi lembrado pelo prefeito Marcio Miguel, que segundo um fonte, deu uma aula de administração pública, tudo para evitar colocar juíza e prefeitos em maus lençóis.
Ele disse na reunião que para as três prefeituras colaborarem com a reforma, seria necessário que ambas solicitassem ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo autorização a assinatura de um convênio para a obra e ainda, seria necessário um projeto detalhado com planilha orçamentária, itens e valores previstos de mão-de-obra, o que hoje não seria tão fácil obter, pois quem pagaria este projeto, prefeituras ou Tribunal?
Ainda segundo essa fonte, a juíza mostrou conhecer pouco dos trâmites legais para uma parceria ou obra pública e que tais “nós” dificultam os planos da meritíssima de dar melhores condições de trabalho aos servidores do judiciário.
A saída então seria buscar ajuda do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), mas com a aproximação do período eleitoral, não haveria tempo hábil.
De uma maneira ou outra, caso o Tribunal de Justiça aprove os convênios, essa reforma deverá ficar para novembro, após o final do período eleitoral ou para 2023.
Novo Prédio
Nessa reunião, também foi cogitada a hipótese de se construir um novo Fórum, baseado no projeto e obra feitos em José Bonifácio, e desta vez, eles precisariam demais do deputado Carlão.
O local para construção do novo Fórum, seria a rua Duque de Caxias, onde se instalam circos e parques, próximo ao centro da cidade, desafogando o trânsito que se concentra próximo à praça São João, Fórum, Prefeitura e bancos.
Se der certo?
Se a construção de um novo Fórum sair do papel, o prédio atual se transformaria e um museu municipal. A conferir.
One thought on “PREFEITOS, JUDICIÁRIO E OAB propõem construir novo Fórum; reforma custaria R$ 3 milhões”
Comments are closed.