A Constroeste, empresa responsável pela coleta de lixo domiciliar de Monte Aprazível, retirou uma caçamba lixo, que ficava próximo a Apae Rural, na estrada do antigo Curtume.
Sem a caçamba, moradores das propriedades rurais e chácaras próximas ao local, começaram a jogar o lixo no chão onde ficava a caçamba. As fotos foram parar nas redes sociais.
Em entrevista à Rádio Difusora Aparecida nesta segunda-feira (20), Paulo Alberto Trombim, assessor do Meio Ambiente, disse que a caçamba foi retirada depois que um proprietário rural procurou a empresa.
De acordo com a filha do proprietário, eles perceberam que as vacas começaram a perder peso. Em entrevista ao MR Notícias, ela disse conhecia o responsável pela empresa, em Monte Aprazível e pediu a mudança de local da caçamba.
“Conversei com uma pessoa da empresa e disse a caçamba estava perto a cerca. Pedaços de plásticos voaram para o pasto e as vacas engoliram. Ficaram bem debilitadas e tomaram muitos remédios. Quase morreram”, disse ela.
Paulo Alberto disse em entrevista a Difusora Aparecida que estão tentando encontrar um local para colocar a caçamba.
“Estamos tentando encontrar um lugar para por a caçamba que não cause prejuízo para os munícipes que usam e para aqueles que moram próximos ao local. Não podemos por essa caçamba próxima rodovia, pois o caminhão não conseguirá movimentar quando precisar. É um trecho pequeno, que atende muita gente e não temos espaço. Estamos procurando um local”, disse Paulo.
Não é somente neste local que há relatos de problemas com caçambas. Paulo Alberto salienta que existem casos em toda a cidade e que muitos arremessam as sacolas como se fosse basquete.
“As pessoas acham que a caçamba é uma cesta de basquete, passa de carro e não coloca o material corretamente e gera um transtorno para todos. Tiramos, a pedido do morador, e todos são prejudicados, inclusive aqueles que depositam o lixo corretamente”, disse Paulo.
Paulo Alberto afirma que o lixo daquela caçamba era recolhido duas vezes por semana, e elas transbordavam devidos as festas das chácaras de aluguel nos finais de semana.
“O acumulo acontece as segundas-feiras, pois algumas chácaras são alugadas e nos finais de semana que acaba gerando lixo esporádico, em volume grande. Durante a semana a quantidade de lixo gerada é pequena”, disse Paulo.
É importante a comunidade ajudar no processo de fiscalização. Algumas pessoas anotaram placa e fotografam um carro que jogou entulho e ela foi notificada.
Paulo não deu prazo para colocar em outro local a caçamba para atender os moradores.
Com informações da Rádio Difusora Aparecida