Passada a euforia da vitória nas urnas no dia seis de outubro, o prefeito eleito de Monte Aprazível João Roberto Camargo (Progressistas) agora se debruça a uma tarefa tão importante quanto administrar: formar sua equipe de assessores e auxiliares para gerir um orçamento de R$ 136 milhões da prefeitura para 2025. Na semana passada, Camargo anunciou os integrantes da sua equipe de transição, que começará na próxima segunda-feira (04).
Convidado
Um dos nomes, que já recebeu convite de Camargo para integrar o time de técnicos e especialistas é de João Francisco Neto. Ele é fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, advogado e mestre em direito econômico pela Universidade de São Paulo (USP). Caso aceite, João Francisco, conhecido na cidade como João Fiscal, deverá cuidar as finanças, como um todo. Questionado sobre os nomes para saúde e educação, Camargo despista e diz que serão divulgados em breve
Orçamento 2025
Falando em orçamento, neste sábado (26) a o presidente da Câmara de Vereadores Marcos Batista (PL) convocou a população e entidades de classe para audiência pública de discussão do orçamento da prefeitura para 2025. Camargo e seu vice Ailto Faria, que é vereador, marcaram presença.
Conhecendo
Os vereadores eleitos para o mandato 2025/2028 Pastor Osvaldo Fantasia (Republicanos) e Victor Agreli (MDB) marcaram presença para se ambientarem e ver como é o funcionamento do legislativo.
Análise I
Sobre o orçamento de 2025, Camargo disse que fez uma leitura superficial da proposta feita pelo prefeito Márcio Miguel (PSD) e que vai analisar mais a fundo. Ele disse que espera conversar com a atual Câmara e quem sabe, a depender da sua avaliação, sugerir mudanças.
Análise II
Já nos primeiros meses, Camargo disse que pretende conceder aos servidores os 8% de reajuste, para recompor o percentual que a prefeitura deixou de depositar para o FGTS com a mudança de regime de contratação, que passou de CLT para estatutário.
Reforma I
A reforma da praça São João tem divido opiniões dos aprazivelenses: alguns aprovaram e outros rejeitaram as propostas de mudanças, como a da reabertura da rua Monteiro Lobato. Durante a semana, algumas árvores e palmeiras foram retiradas para darem lugar ao calçamento.
Reforma II
Um internauta escreveu que não haveria discussão se a prefeitura apresentasse suas ideias. Creio o prefeito não faria isso, mesmo por quê, se o projeto foi inquestionável, sempre teria alguém para dizer que algum ponto não está. Com diz o ditado, não é fácil agradar gregos e troianos.
Reforma III
Ao saírem da audiência, os vereadores Marcos Batista e Ailto Faria se perguntaram repetiram o questionamento ao prefeito eleito: porque foram retiradas algumas palmeiras e somente foi deixada no lugar uma? Essa que foi mantida, inclusive, já tem aos seus pés o concreto e as ferragens do futuro estacionamento.
Ninguém soube responder. Há informações que a palmeira mantida será retirada. Ailto se mostrou preocupado, dizendo que se isso acontecer, os materiais usados para fazer o estacionamento irão se perder. Mais uma vez, segundo Ailto, a conta para tais “falhas” ou erros ficará para a prefeitura.
Centro de Fisioterapia I
A prefeitura corre contra o tempo para finalizar a obra do Centro de Fisioterapia que a prefeitura está construindo em frente a Santa Casa. Segundo integrantes do governo, o prefeito pretende inaugurar esta obra antes de entregar as chaves da prefeitura a Camargo. Se conseguir finalizar e entregar o prédio, a obra deverá receber o nome do médico pediatra Osvaldo Peresi Filho, que morreu em 2017.
ACIMA
Já está nas mãos dos vereadores um projeto de lei do prefeito Márcio Miguel que autoriza repasse de R$ 30 mil para Associação Comercial de Monte Aprazível (ACIMA). Esse dinheiro, segundo algumas fontes, será usado para compra de grandes prêmios que irão incrementar a promoção de final de ano do comércio. Este prêmios serão um incentivo para o aprazivelense a usar seu 13º salário no comércio local.