
A gestão do prefeito de Monte Aprazível João Roberto Camargo (Progressistas) completou 100 dias na última quarta-feira (10). Os primeiros dias da gestão são fundamentais para uma administração e mostram como serão os outros 1360.

Em entrevista o MR Notícias, o prefeito se diz perseguido por quem ainda não aceitou a derrota nas urnas em outubro do ano passado e que as mudanças administrativas feitas com alguns servidores são para melhorar a gestão e não é perseguição como estão o acusando. O prefeito salientou que teve um início de administração conturbado.
“Agradeço a Deus pelos 100 dias, nos auxiliando e nos dando vitórias. Foi o início turbulento. Não tive nem uma semana de transição. Peguei a prefeitura de olhos vendados, com dificuldades na programação da administração, da educação como a licitação a merenda que foi errada e tivermos que fazer aditivos; não tinha licitação para uniformes escolares; as cestas básicas das famílias carentes não tinha licitação. Foi um começo difícil e conturbado. Prédios sujos, praças para limpar e sem alguns remédios nas unidades de saúde. Conseguimos nos equilibrar nestes primeiros 100 dias. Tivemos a comemoração do Centenário de maneira elegante e humilde”, disse.
“Equilibramos as contas. Tivemos restos a pagar que tive que honrar como o acerto de assessores da administração anterior. (Márcio Miguel ex-prefeito) Deixou dinheiro em caixa, mas era carimbado e eu não podia usar de qualquer forma”, continua.
Sobre as denúncias contra a sua administração que estão chegando ao Ministério Público e com a maioria arquivada, Camargo considera que está sendo perseguido por quem ainda não aceitou a derrota das urnas.
“Eu vejo isso como perseguição política, covardia, denúncias sem nexo nenhum e documentos comprobatórios e infundadas. São atos de covardia e quem perdeu e ainda não aceitou a derrota. Temos trabalhado, lutado e dormindo com o inimigo. Tem muitos inimigos dentro a administração pública que não querem o sucesso e o progresso de Monte Aprazível”, disse.
Camargo disse que está colocando pessoas que estavam sem função no lugar certo que isso não é perseguição como estão o acusando.
“Vamos mostrar para estas pessoas que eu vim para trabalhar. Eu não vim para fazer picuinhas e perseguir ninguém, como eu fui acusado. Perseguição fazem aqueles transferem gente de setor. Os únicos atos meus foram de organização, acabando com postos de serviços que não funcionavam, colocando pessoas que estavam ociosas sem função na função certa. Isso é administração e modelo de gestão. Não entrei para perseguir ninguém. Vim para respeitar a administração e o dinheiro do povo. Todos aqueles servidores públicos que recebem seus salários, são dignos, merecedores e têm meu respeito. Mas também tem a obrigação de prestar o serviço e dar um bom atendimento a comunidade, fazendo jus aos seus vencimentos. É essa a minha visão de homem público para o bom andamento da administração”, disse.
Vice-diretores
Camargo enviará para a Câmara de Vereadores, um projeto de lei para criar vagas de vice-diretores para creches. Segundo o prefeito, serão criadas seis novas vagas para as creches municipais.
Escriturários
Além dos vice-diretores, a administração municipal está colocando escriturários nas escolas e também nas creches. Os escriturários darão suporte administrativo aos diretores, uma vez que todas as demandas referentes a situação cadastral dos alunos eram feitas somente no departamento de Educação. Com os escriturários, os pais poderão resolver pendências na própria unidade de educação.
“Estou muito preocupado com a educação e com a qualidade do ensino. Nós vamos tentar estruturar a educação, pois ficava tudo no departamento e na minha ótica, não é bom centralizar. Vamos fazer de maneira ordenada para dar suporte aos diretores e toda coordenação da educação”, disse Camargo.
Avaliações
A preocupação com a qualidade da educação tem tirado o sono do prefeito, principalmente, no quesito avaliação individual dos alunos. Segundo uma fonte palaciana, mesmo com a educação municipal – nos anos anteriores – sendo bem avaliada nas principais provas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – (SAEB), Camargo acha que pode melhorar mais.
Folha de pagamento
Desde o início da sua gestão, o prefeito está convocando os aprovados em concursos públicos para garantir o funcionamento da máquina administrativa, além é claro de preencher as vagas dos cargos comissionados que lei permite que se contrate. Hoje o gasto da prefeitura com folha de pagamento está em torno de 41% da receita.
Aumento, já?
Um diretor de escola recém contratado pela prefeitura – pouco mais de dois meses – teve uma conversa com o prefeito e fez um pedido um pouco inusitado: aumento de salário. A pergunta neste caso: mais já?
De saída?
É certo que as referências salariais de quase todo o quadro de servidores da prefeitura sempre foi e continuam baixos em relação a outras prefeituras e até com funções parecidas do setor privado. Talvez por isso, segundo alguns rumores, já há assessores do prefeito querendo pedir o boné.
Fim das apostilas
Está na sob a mesa do prefeito a possibilidade acabar com a compra de material didático dos alunos da rede municipal de ensino. O material didático apostilado foi implementado pela administração municipal em 2024 ao custo de mais de R$ 1 milhão por ano. O prefeito disse ao MR Notícias poderá retomar o uso do material usado pelo governo do estado de São Paulo e sem custos para o município.
A alegação do prefeito ao MR Notícias é de que o material usado pelo Estado é de alto nível e virão a custo zero para a prefeitura.
“Nós provavelmente vamos implementar, no ano que vem, as apostilas do Estado, não onerando o município com estas apostilas tão caras. Talvez os resultados obtidos com as apostilas do estado sejam melhores que as do município”, disse Camargo.
PDT
Já se passaram mais de 30 dias que o presidente do PDT de Monte Aprazível, o ex-vereador Gilberto dos Santos anunciou um membro do partido seria expulso por traição. A cartada final segundo o político, seria dada até o final deste mês. Neste sábado (12), Gilberto publicou em suas redes sociais uma foto com Carlos Lupi presidente nacional do PDT. A foto é antiga mas a intenção é enviar sinais para o “traidor” do grupo e mostrar que tem prestígio.
Ordem de serviço
Camargo deve autorizar nos próximos dias o início das obras de pavimentação no prolongamento da estrada Vicinal Ângelo Pivaro, no sentido bairro da Grama. Serão mais de 200 metros de obras em um trecho de subida íngreme, que dificultava a passagem de caminhões carregados, principalmente no período chuvoso. A obra foi licitada no final do ano passado e custará R$ 316.482,20 e será realizada pela COPLAN.