As declarações de João Roberto Camargo e Mauro Pascoalão ao MR Notícias no último domingo (11) fizeram efervescer os bastidores políticos de Monte Aprazível. Eles participaram do Porco Paraguaio do Irecê Aprazível e a foto de ambos com Renata Sant’Anna rendeu.
Os adversários alegaram que eles têm pendências jurídicas e não poderiam se candidatar. Camargo por ter gasto além do permitido na última eleição, em 2020 e Maurinho, por ter condenação improbidade administrativa com multa, ainda não paga.
Ambos os casos serão analisados pela justiça eleitoral no momento de registro das candidaturas e, neste momento, juristas consultados não afirmam com certeza quem pode ou não pode registrar e manter a candidatura até o dia votação sem questionamentos, inclusive após as eleições.
Perto do povo I
Uma das declarações de Maurinho chamou atenção, inclusive de aliados do prefeito Márcio Miguel. Maurinho disse que só seria candidato se fosse preciso, mas que hoje não seria. Questionado sobre a foto com Renata e Camargo, disse que tem amizade com ambos e que os candidatos devem dar a cara, ir em eventos e sentir o calor da população.
Perto do povo II
“Podemos sentar e conversar (…)Queremos que se envolva, que apareça no meio do povo, que esteja presente nos eventos. Que de a cara, como se deve dar a cara na política. A política não é simplesmente ficar fechado, achando que vai acontecer algo. O povo quer a presença, o calor humano e atitudes, quer decisões”, disse.
Remédio ou veneno?
Teóricos e estratégicos eleitorais defendem, principalmente em cidades pequenas, que os candidatos devem ir para as ruas, antes do período eleitoral, para serem lembrados. É uma faca de dois gumes. Quem não tem este perfil e começa a frequentar, chama atenção do eleitor mais atento e isso pode criar o efeito adverso. Exposição para quem quer ser candidato nunca é demais. É preciso acertar na dose.
Tamo junto
Maurinho fez acenos ao grupo de vereadores do Progressistas – Alexandre Faria (Migalha), Tiago Demonico e Ailto Faria, afinal, este grupo trabalhou para a eleição de seu chefe, o deputado Valdomiro Lopes e deu sinal que devem caminhar juntos na próxima eleição. A pergunta é: quem apoia quem?
Retenção de Imposto de Renda
Técnicos da Prefeitura devem apresentar ao prefeito Márcio Miguel o esboço de uma portaria, que deve atingir as empresas que prestam serviço a administração. Segundo uma norma de 2012 da Receita Federal, as prefeituras podem reter Imposto de Renda dos fornecedores, inclusive das empresas que vendem bens, como carros e equipamentos.
Já há entendimentos de instâncias superiores que estes valores retidos poderão, uma parte ou toda, ficarem nos cofres municipais. Será mais uma fonte de arrecadação para a Prefeitura.
Leitor reclama
Leitores do MR Notícias relataram que as luzes da Avenida Santos Dumont estão acesas (já foi ao contrário) o dia todo. Ele relatou o problema a um assessor do prefeito, que disse que o problema não era dele, mas que relataria para o responsável. Até esta terça-feira (13) as luzes ainda estavam ligadas 24 horas, há 18 dias.
Outro Lado
A Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que fez o pedido de reparo para a empresa terceirizada que faz manutenção da iluminação pública nas praças, ruas e avenidas e que a troca ou conserto dos equipamentos que ligam e desligam foram incluídos no cronograma de atendimento, junto os outros pedidos de troca de lâmpadas.